TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Por:   •  27/11/2018  •  Artigo  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Centro de Estudos do Agronegócio

Estudo de Caso:

 Diamond Chemicals PLC (A): The Merseyside Project

        

        

        

Mestrado Profissional em Agronegócio - T11

Disciplina: Finanças I

Profº. Ricardo Rochman

Alunas:

Ana Paula Kobayashi Lins

Cristiana Fontana de Castro Cunha

Lillian de Almeida E. Oliveira        

Marissol Merussi Sapatel

Rodolfo Abud Cabrera

2018.2

Sobre o Caso:

  • A empresa DIAMOND CHEMICALS pertence à indústria química e é líder na produção de polipropileno e polímeros usados ​​em uma ampla variedade de produtos, desde produtos médicos até autopeças.

[pic 2]

  • Frank Greystock, controlador da fábrica Diamond Chemicals Merseyside Works, sugeriu um projeto com custo de 9 milhões de libras para modernização da fábrica, construída em 1967, e uso eficiente das matérias primas na produção.

  • Projeto inicial encontra-se na categoria de engenharia e atinge todas as referências exigidas para ser considerável viável:
  • VPL positivo:  VPL de £ 9 milhões
  • TIR maior que 10%:  TIR de 25,9%
  • Payback inferior a 6 anos: Payback de 3,6 anos
  • Impacto sobre o lucro por ações positivo: Lucro de £ 0,018
  • Questões a serem discutidas:
  • A linha de produção teria que ser paralisada por 45 dias durante os quais os clientes comprariam de concorrentes.
  • O projeto exigiria que a divisão de transporte investisse 2 milhões de libras, custo este que o controlador se recusa a adicionar no custo do projeto, deve ser arcado pela própria divisão de transporte.
  • O departamento de marketing é cético sobre os números de vendas devido à recessão em curso do mercado.
  • O gerente assistente da fábrica deseja que o controlador inclua um projeto de CEP como parte do projeto geral, devido às suas potenciais vantagens estratégicas.
  • O analista de Tesouraria observou que a taxa de desconto usada não está sendo considerada inflação e o tratamento dos custos preliminares de engenharia estão incorretos.

1. Que mudanças, se houverem, Morris deve solicitar para Frank Greystock fazer em sua análise de Fluxo de Caixa Descontado (FCD)? Por quê? O que Morris deveria preparar para dizer ao Diretor de Transportes, ao Diretor de Vendas, ao Gerente-Assistente de Fábrica e ao Analista de Tesouraria?

  • O departamento de marketing está cético sobre os números de vendas devido ao fechamento da fábrica e à recessão do mercado em andamento.

A linha de produção da fábrica teria que ser paralisada por 45 dias durante os quais os clientes comprariam de concorrentes. Embora isso seja verdade, há uma razão para acreditar que os clientes voltarão devido à eficiência de custo da Diamond Chemicals, como informado no quadro anterior.

Com o aumento da produtividade na conclusão do projeto, a Diamond Chemicals ficará ainda mais competitiva no mercado.

Com relação ao aumento das vendas, seria tarefa do departamento de marketing impulsioná-las. Podemos ser otimistas nessa frente, pois o mercado vai reviver, mesmo que a recessão persista por muito tempo.

Podemos levar em conta também uma posição mais conservadora, assumindo que o número de vendas reduziria, dado que nem todos os clientes retornarão tão rapidamente e isso afetará as vendas. Esse fato tem dependência da economia global e da eficiência dos concorrentes, mas, deve ser incluído na análise do fluxo de caixa descontado, resultando em uma redução tanto o VPL como TIR, mas o projeto permanece atrativo. Portanto, isso deve ser apresentado para o Diretor de vendas.

  • Incluir o desembolso para transportes de £ 2 milhões no investimento total do projeto, gerando um investimento total de £ 11 milhões. Isso incrementa o investimento inicial, mas aumenta o VPL do projeto.

A depreciação é de 10 anos (fiscal), porém a vida útil dos veículos é maior que este prazo.

  • A taxa de desconto usada atualmente na avaliação do projeto é de 10%. No entanto, esta é uma taxa nominal, mas os fluxos de caixa são reais. Assim, a taxa

de desconto utilizada deve ser ajustada pela inflação, que é de 3%. A nova taxa de desconto a ser utilizada deve ser de 7%.

  • Os custos preliminares de engenharia de £ 0,5 milhão para os estudos de eficiência e projeto da reforma são custos já incorridos (Sunk Costs), ou seja, irrecuperáveis. Portanto, não devem ser incluídos na análise.

Somente custos futuros, custos incrementais, são relevantes para uma decisão de investimento deste momento. Concluindo, esse ponto também deve ser apresentado ao analista de Tesouraria.

  • O gerente-assistente da fábrica deseja que o controlador inclua um projeto de CEP como parte do projeto geral. Esta é uma negligência corporativa clássica em que um projeto não relacionado é incluído junto à um atraente. Isso deve ser descartado, pois o mercado CEP se contraiu nos últimos anos devido a novos substitutos. Em vez disso, Merseyside Works deve começar a planejar a criação de novas oportunidades para evitar demissões futuras.

2. Quão atraente é o projeto Merseyside? Por qual critério?


É atraente, pois atende todos os critérios de análise de projeto, mesmo com as mudanças propostas.

O projeto de Merseyside foi classificado na categoria de eficiência em engenharia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (361.1 Kb)   docx (158.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com