TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Platão

Por:   •  2/6/2016  •  Artigo  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO EM PLATÃO

A Educação para Platão foi uma das grandes virtudes da vida, uma tentativa de tocar o mal na sua origem. Platão em seus estudos chegou à conclusão que apenas um padrão de educação sistêmico poderia tornar a sociedade mais justa. Por meio deste método de educação as pessoas exerceriam a função para a qual nasceram, ou seja, segundo Platão, aqueles que não conseguem evoluir tem um determinado tipo de alma, consequentemente exerceriam determinadas funções na sociedade. Aqueles que chegam em um segundo estágio educacional, exerceriam outras funções e assim nos demais estágios, até chegarmos aos representantes do povo. Esta explicação de Platão sobre a educação destaca seu objetivo de educação e orienta os leitores na direção correta para desdobrar as suas ideias sobre a sua teoria da educação.

Platão era, de fato, o primeiro filósofo político, quer para estabelecer uma universidade ou introduzir um curso superior ou a falar de educação como tal. Esta ênfase na educação foi a frente apenas devido ao sistema de ensino então prevalecente em Atenas. Platão foi contra a prática de compra de conhecimentos, o que segundo ele era um crime hediondo. Platão acreditava firmemente em um sistema de ensino, onde o controle devia ser do Estado.

Ele mantinha a opinião de que sem educação, o indivíduo não faria nenhum progresso, mais do que um paciente que acreditava na cura de si mesmo por seu próprio remédio. Por isso, Platão afirmou que a educação toca o mal pela raiz e muda toda a perspectiva de vida.

Foi através da educação que o princípio da justiça foi mantido adequadamente. A educação foi a medida positiva para o bom funcionamento da justiça no estado ideal. Platão estava convencido que apenas por uma educação adequada poderíamos ser convertidos em um homem virtuoso.

O principal objetivo da teoria da educação de Platão era proibir o individualismo, abolir a incompetência e imaturidade, e estabelecer a regra do eficiente. Promoção do bem comum era o objetivo primordial da educação platônica. 

Educação controlada pelo Estado

Platão acreditava em uma forte educação controlada pelo estado para homens e mulheres. Ele era da opinião de que todos os cidadãos devem ser obrigatoriamente treinados para caber em qualquer classe em particular, no poder, lutando ou a na classe produtora.

Educação, no entanto, deve ser comunicada a todos nos estágios iniciais sem qualquer discriminação. Platão nunca afirmou com razão, que o sistema de ensino foi orientado para aqueles que querem se tornar governantes do estado ideal e neste aspecto particular atraiu críticas generalizadas.

 

Esquema de Educação de Platão

Platão era da opinião de que a educação deve começar em uma idade precoce. A fim de certificar-se de que as crianças tenham um bom estudo, Platão insistiu que as crianças sejam criadas em um ambiente saudável em que as ideias e atmosfera de implante de verdade e bondade sejam favoráveis. Platão acreditava que a educação precoce deve ser relacionada à literatura, lembrando que com a educação traria o melhor da alma. 

O estudo deve ser principalmente relacionado com contos de histórias e depois ir para a poesia. Em segundo lugar, de música e em terceiro artes foram os temas de educação infantil. Platão acreditava na regulação do passo necessário para o condicionamento do indivíduo. Para maior conveniência, o sistema de educação de Platão pode ser dividido em duas partes: ensino fundamental e do ensino superior. 

Educação básica ou Educação preparatória

Platão tinha a opinião de que, para os primeiros 10 anos, deveria haver educação predominantemente física. Em outras palavras, cada escola deve ter um ginásio e um parque infantil, a fim de desenvolver o físico e a saúde das crianças e torná-los resistentes a qualquer doença.

Platão também recomendou a música para trazer certo refinamento em seu caráter e graça dá alma e do corpo. Platão também indicou matérias como matemática, história e ciência.

No entanto, estes assuntos devem ser ensinados, suavizando-os em verso e canções e não deve ser forçada sobre as crianças. Isso porque, de acordo com Platão, o conhecimento adquirido sob compulsão não tem poder sobre a mente. Por isso, ele acredita que a educação não deve ser forçada, mas deve ser feita uma espécie de diversão, pois permitiria que o professor a compreender a inclinação natural da mente da criança. Platão também enfatizou sobre a educação moral. 

Ensino Superior

Segundo Platão, uma criança deve fazer um exame que iria determinar se deve ou não prosseguir o ensino superior quando atingir a idade de 20 anos. Aqueles que falhavam no exame, eram designados a exercerem atividades nas comunidades, tais como empresários, funcionários, trabalhadores, agricultores e semelhantes.

Aqueles que passaram no exame, receberiam mais 10 anos de educação e formação, no corpo e na mente. Nesta fase, além de ciências, física e matemática, temas como aritmética, astronomia, geometria e dialética foram ensinados. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com