TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e Corrupção

Por:   •  6/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.979 Palavras (16 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

1 INTRODUÇÃO 6

1.2Objetivos 7

1.2.1Objetivo geral 7

1.2.2Objetivo específico 7

1.3Justificativa 7

2 METODOLOGIA 8

3 ÉTICA 8

3.1 Conceito de ética 8

3.2 A importância do estudo da ética 9

3.2.1 Ética profissional e em sociedade 11

4 PATRIMÔNIO 15

4.1 Definição de Patrimônio 15

4.2 Demonstrações Contábeis 15

5CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho está a cada dia mais globalizado e, portanto vem proporcionando o crescimento econômico e consequentemente as transações de capital. Neste contexto o profissional contábil tem cada vez mais importância no mercado, importância que trouxe um maior grau de responsabilidade no exercício de sua atividade, por ter se tornado, também, um gestor de informação. Por conta disto a obediência a padrões de conduta ética deve, então, ser encarada como ferramenta fundamental no exercício da profissão contábil, para que, o agir humano possa ter fundamento na busca do bem comum. Sendo assim a ética representa a forma de agir de um coletivo em relação a sua cultura e a seu comportamento na sociedade. É também uma forma de promover melhoramento em um ambiente social, onde se baseia formas morais que tanto um indivíduo quanto um profissional devem agir em meio à sociedade, resultando assim respeito dos indivíduos no contexto social. A ética reflete também em outros campos como sustentabilidade, desenvolvimento, e sobre as estruturas internas da organização. Em se tratando de ética no meio empresarial estas formas morais variam de acordo com seguimento da instituição.

Jacomino (2000, p.28) citado por VIEIRA (2006, p.13). Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação as questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso, pois basta um deslize para que sua imagem seja ligada a desconfiança.

Sendo assim, para o bom exercício dessa profissão, a execução dos serviços de forma ética, será essencial e o profissional deverá aplicas virtudes básicas e comuns a qualquer profissão e serviços prestados, destacando-se quatro pilares essenciais: o zelo, a honestidade, o sigilo e a competência.

Diariamente profissionais da área contábil são desafiados frente a seus princípios éticos, podendo na falta destes, causar graves consequências a economia do país. A corrupção não é exclusiva do Brasil, ela está fincada deste o alicerce da existência humana, uma ótima definição de corrupção foi a de Dante: “Situação em que o não se torna sim por dinheiro.” Corrupção é o ato ou efeito de corromper, por isso os contadores devem elaborar tais demonstrativos dentro das normas legais e profissionais exigidas e dar ao patrimônio empresarial uma representação justa, com base nos princípios do CPC 00 ( A estrutura do patrimônio ) no qual é necessário o contador registrar na essência, seguindo as regras conforme o CPC.

1.1 Problema de pesquisa

Qual a importância da postura ética do contabilista perante o patrimônio?

1.2Objetivos

1.2.1Objetivo geral

Relatar a postura ética do contabilista com o CPC 00

1.2.2Objetivo específico

• Definir ética em diversas fontes

• Identificar as competências profissionais contábeis do profissional

• Identificar os aspectos no CPC 00 que definem a forma de registrar o patrimônio.

1.3Justificativa

A problemática foi definida pelo grupo por ser um tema de interesse de todos os integrantes.

A recente crise econômica e política do Brasil estão envolvidas as consequências de atitudes antiéticas, tomadas inclusive por contadores, levando o Brasil também para uma crise moral.

Um fato curioso que nos levou a pesquisar sobre o assunto foi o “escândalo” da Petrobrás, onde ocorreu como fato principal o superfaturamento e a propina, que estão diretamente ligados à área da contabilidade.É importante, portanto, que o contador tenha como princípio uma postura ética, corroborando para o registro de um balanço patrimonial correto e transparente.

Buscamos então com esta pesquisa conscientizar os futuros contadores que cuidem da saúde da empresa com ética e responsabilidade.

“A imagem do contador deve ser preservada, dessa forma é imprescindível transmitir credibilidade e confiança.”

2 METODOLOGIA

A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como exploratória. Isto porque deve a pesquisa em mãos explicar qual é a importância da postura ética do contabilista perante o patrimônio. Quanto à metodologia, o trabalho fez a opção pelo método indutivo, tal opção se justifica pois permite que a ética seja tomada como um instrumento essencial para a profissão contábil, assumindo assim, a análise de futuras consequências de sua falta.

O trabalho de pesquisa foi realizado a partir de consultas bibliográficas de autores relevantes da área contábil, a fim de comparar e sintetizar os seus textos, de forma que a problemática do trabalho seja abordada e discutida para uma consideração final satisfatória.

3 ÉTICA

Ética é um tema polêmico que merece atenção não somente no meio acadêmico. Escândalos e fraudes no meio público e empresarial levam as pessoas a tirarar suas próprias conclusões sobre o que é legal ou ético do que é ilegal ou antiético.

Para Wells e Spinks (1998) a ética é:

a linha divisória entre as ações éticas e as antiéticas está longe de ser clara. Para os autores, “no complexo mundo dos negócios de hoje, as pessoas que querem ser éticas podem não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com