TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filo e etica

Por:   •  25/10/2015  •  Bibliografia  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Fluminense

Disciplina: Filosofia e Ética

AD 01 Exercício 05/05

Curso: Administração Pública

Aluna: Eulina Nunes de Albuquerque

Pólo: Campo Grande           Matrícula: 15213110039

Respostas:

Questão 01

 A virtude foi o tema mais abordado pelos filósofos Platão e Aristóteles. Para Platão, cada segmento da alma deve atuar de acordo com a virtude que lhe corresponde. Desta forma, a ação do homem é determinada. Platão propõe uma ética transcendente, não-empírica, idealista, racionalista, e que tem por finalidade tornar os homens sábios. A ideia de Justiça e do Bem é a alma de todas as teorias platônicas, pois a sua política não tem como objetivo principal a dominação e a riqueza, e sim, que a sociedade seja mais justa e harmônica, tornando melhores os cidadãos

Aristóteles, em oposição à ética de Platão, é imanente, realista, empirista e eudemonista por buscar o agir segundo a virtude – diferentemente de Platão, que buscava a essência das ideias de felicidade e da ideia do Bem sem relacioná-las diretamente à prática. Fez a diferenciação entre virtudes intelectuais e virtudes éticas (ou morais); a virtude intelectual é os resultados dos conhecimentos adquiridos, e a virtude moral é o resultado da pratica. A virtude se é adquirida pela repetição dos atos, que gera o costume, e esses atos geram, as virtudes, não devem nem faltar, nem por exceder.  A virtude é o comportamento humano frente a um fim determinado. Para Platão é o bem, para Aristóteles é a felicidade.

Questão 02

          A concepção de Aristóteles diz que fomos feitos por alguma finalidade determinada pelos cosmos.  Aristóteles procura determinar a finalidade própria do ser humano, a causa final que determina o propósito. Aristóteles diz que toda ação humana tem por objetivo alguma finalidade, pois, para tudo que fazemos, existe um fim que almejamos. Portanto, a finalidade do homem é uma atividade racional, um exercício da mente, uma função da alma que busca como realização final, a felicidade.

Questão 03

 Para Aristóteles, a felicidade não está ligada aos prazeres ou as riquezas, mas a atividade prática da razão. A capacidade de pensar e raciocinar é o que existe de melhor no ser humano. A sua conclusão é que a felicidade humana constitui na prática da virtude. A felicidade está ligada a uma sabedoria prática. O pensar e o praticar o bem são as maiores virtudes e, portanto, a felicidade humana.

REFERÊNCIAS

http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/292673/mod_resource/content/1/Aristoteles%20etica%20da%20imanencia%2036a58.pdf

 http://www.webartigos.com/artigos/a-etica-platonica-e-aristotelica

http://www.estudantedefilosofia.com.br/doutrinas/finalismo.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com