TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Atividades

Casos: Filosofia Atividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7, e 8

ATIVIDADE DA AULA 05

Todo homem é capaz de conhecer, desde que possua certa disposição. Podem-se distinguir diferentes tipos de conhecimento. Há o conhecimento próprio do senso comum, outro tipo próprio das ciências e finalmente um conhecimento filosófico. A respeito do conhecimento filosófico, que nos ocupa no momento, alguns mestres afirmam que não é bem entendido por aqueles que não são filósofos. Platão no diálogo Teeteto relata a estória da jovem camponesa da Trácia que, vendo Tales de Mileto caindo numa cisterna enquanto caminhava observando o movimento dos astros, riu e zombou do sábio por sua preocupação em saber o que se passa no céu, ignorando o que está sob seus pés! E o mesmo Platão acrescenta: "Tal é o nosso filósofo que se presta à zombaria não só das mulheres da Trácia, mas também de todos (...) sua falta de jeito o faz parecer um tolo".

Neste contexto desenvolva uma reflexão filosófica sobre a capacidade do ser humano em conhecer o objeto analisando com a perspectiva filosófica. (Mínimo de linhas 9)

Resposta: O ser humano tem uma capacidade incrível para saber o que é o objeto, como foi feito e porque existe.

Podemos dizer que a filosofia tem um marco importantíssimo, pois aprendemos a pensar de forma mais crítica e a questionar a realidade nos dias de hoje.

O ser humano por ser racional que cria e transforma suas ações no meio físico e o humano das relações sociais em que convive, tem a determinação, para realizar suas ações de comportamento, que envolve o homem e situa-se no universo que participa.

Por isso, a perspectiva filosófica é de profissionais corajosos para enfrentar as formas estagnadas. Aceitar desafios da mudança e saber para transformar.

Para isso precisamos ter atitudes, para julgarmos tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis.

ATIVIDADE DA AULA 06

Max Scheler afirma: “Num certo sentido, todos os problemas fundamentais da filosofia podem reconduzir-se à questão seguinte: que é o homem e que lugar e posição metafísica ele ocupa dentro da totalidade do ser, do mundo, de Deus”. Daí a importância da antropologia filosófica.

De acordo com o texto, descreva a importância da Antropologia Filosófica para a sociedade atual. (mínimo de linhas 9).

Resposta: É a preocupação com o ser humano.

O que é mais significativo é o conhecimento do homem pelos atos, o homem se relaciona com a realidade.

É estar pronto para uma análise mais profunda do próprio eu.

E é com essa preocupação que vejo a necessidade da antropologia filosófica para a sociedade atual, pois trata-se de um estudo delicado e necessário.

Nos leva a enxergar mais perto a totalidade, faz com que o homem tem um conhecimento não

Intuitivo, mas discursivo.

Podemos concluir que o homem é capaz de conhecer, isto é, a importância da antropologia filosófica para a sociedade atual.

ATIVIDADE DA AULA 07

Através da aula sobre a teoria do conhecimento, responda: como poderemos distinguir o conhecimento da mera crença verdadeira?

Resposta: Com a sua completa justificação, que determina a qualidade da evidencia e que se baseia essa crença, e a justificava não seja frustrável, e sem bem argumentada e convincente.

ATIVIDADE DA AULA 08

A filosofia consiste na reflexão sobre todos os acontecimentos que nos circundam diariamente, alcançar um significado para as nossas ações é uma forma de nos tornarmos mais conscientes dos nossos objetivos e nosso papel na sociedade. Essa busca pela essência das coisas é o que torna a filosofia um ramo com cada vez mais adeptos independente das suas crenças ou convicções.

Como você analisa este texto? Discorra. E destaque o principal objetivo da filosofia. (Mínimo de linhas 9).

Resposta: O principal objetivo da filosofia, se consiste no nosso conhecimento de origem, princípio, a alta reflexão sobre o seu comportamento valorativo, teórico e prático.

Seguiu sempre a razão e não a emoção, pois a emoção nos cega e a razão faz com que nós tenhamos equilíbrio para tomarmos decisões.

Podemos ressaltar que a atitude intelectual, a atitude de pensamento, é uma ferramenta chave, para um filosofo.

Por tanto precisamos estar sempre atentos na observação das coisas, devemos conhecer para trabalhar com segurança e responsabilidade racional.

Concluímos que o objetivo da filosofia é a tentativa do espirito humano de atingir uma visão de mundo, mediante a autorreflexão sobre suas funções valorativas, teóricas e práticas.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »