TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Política Claretiano

Por:   •  20/9/2021  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

EDNILSON DA SILVA OLIVEIRA – 8122347

PORTFÓLIO

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Filosofia Filosofia Política

Tutor Alessandro Reina

GOIÂNIA-GO

2021

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

 Curso: Filosofia

Disciplina: Filosofia Política

Tutor: Alessandro Reina

R.A.: 8122347

Aluno: Ednilson da Silva Oliveira

Turma: DGFIL2002GOIA3O

DGFIL2002GOIA3

QUESTÕES

1) Qual é a influência de Platão na proposta de Aristóteles, segundo o autor do artigo, especificamente no item 3: Nomos, Ethos, Telos – Normatividade, Etiologia, Teleologia.

A descrição dos conceitos constitucionais mais ou menos essenciais, a explicação dos diferentes vícios, a discussão entre o descritivo e o normativo, do ser e o dever-ser.

2) Ainda segundo o autor do artigo, qual é o entendimento que Aristóteles oferece para o conceito de justiça?

Aristóteles compreende a multiplicidade do termo justiça, diferenciando o justo que o é pelo respeito à lei, e o justo que o é por respeito à igualdade, simultaneamente os tipos de injustiça se relacionam ao desrespeito à lei e à igualdade. Todavia o filósofo compreende que a justiça tem várias dimensões como a virtude da justiça, porém o ponto essencial foi a distinção entre a justiça geral que se tornou matéria da ética e da política e a justiça particular fundamentando o direito.

3) Que aspecto apresentado no artigo traz novas informações referentes a proposta política de Aristóteles que não se encontra em nosso material didático. Justifique.

As informações referentes a justiça das quais no material didático são comentadas brevemente sem aprofundar-se nestas, o artigo pelo contrário apresenta o pioneirismo de Aristóteles, aprofunda a questão do homem enquanto animal político, da cidadania, os modos de governar e sobre a propriedade.

4) Selecione um trecho do artigo que considerou mais interessante e a respectiva justificativa de sua escolha.

“Já não acreditamos mais no amor desinteressado e a gasta palavra amizade, usada à exaustão por discursos maliciosos, já não comove tanto quanto no seu frescor inicial. Para os gregos, no entanto, a amizade continha ainda um sabor especial.”( NASCIMENTO, 2013, p. 43)

Compreende-se a partir deste comentário a incapacidade atual de percebermos a amizade tal como os gregos, em decorrência da ausência de virtudes. Consequentemente a amizade torna-se frequentemente apenas a troca de interesses ou preferências pessoas, relações egoístas e utilitaristas, conduzindo muitos ao vazio e desilusão na realização natural proporcionada por relações humanas sadias e virtuosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (316 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com