TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Filosofia Claretiano

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

CAIO DINIZ CAVALCANTE MENDES – RA: 8044048

PORTFÓLIO REFERENTE À DISCIPLINA: FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE

João Pessoa - PB

Setembro/2018

PORTFÓLIO REFERENTE À DISCIPLINA: FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Conceito de saúde

Saúde é um direito fundamental de todo ser humano, que tem como característica forte o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, como também uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida (BUSS, 2003). Sabendo que saúde é muito importante para todo ser humano, como definir uma pessoa saudável? Seria um indivíduo livre de doenças? Será que essa definição está correta? Saúde pode ser resumida dessa forma?.

Definir saúde nos dias atuais não é tão fácil quanto parece, pois houve uma evolução desse termo, o que antes era resumido em um indivíduo ser livre de doenças, hoje a OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade” (Carta de Princípios, 7 de Abril de 1948), desta forma, entende-se que é uma questão multifatorial que inclui a situação social, econômica, política e cultural, o meio que o sujeito está inserido e o estilo de vida.

Segundo Bouchard (1990, apud, Araújo e Araújo, 2000) a saúde é um continuum com pólos positivos e negativos. Os pólos positivos podem ser representados pela capacidade das pessoas de aproveitar a vida e de superar desafios e não apenas indivíduos livres de doenças, enquanto o pólo negativo refere-se à morbidade que significa um estado de saúde, resultado de uma doença específica.

Neste sentido, trazendo esta discussão para o mundo da educação física, quando um atleta de alto nível tem sua parte física em ótimas condições, mas sua vida pessoal não vai bem, isto é, a parte psicológica está abalada, pode causar prejuízos em sua vida profissional tendo como consequência o comprometimento de sua saúde. Este é um exemplo prático que pode ser citado para entender que a saúde é subjetiva, ou seja, saúde para um religioso tem um significado, para um fisiculturista pode ser outro, para um idoso pode ser diferente.

Diante dessas definições, fica claro que a promoção da saúde depende de condutas individuais e também de aspectos coletivo sendo, este último caso, uma questão relacionada a ações públicas ou privada. Diante dessas informações, os profissionais de educação física têm como objetivo profissional estimular e proporcionar à sociedade um estilo de vida saudável, contribuindo assim para um  mundo melhor.

. 

Referências Bibliográficas:

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. United Nations Children’s Fund. Cuidados Primários de Saúde Alma- Ata. URSS: OMS, 1978.

BUSS, P. M. Saúde, Sociedade e qualidade de vida. Fiocruz, 2003. Disponível em: . Acesso em 19 de setembro de 2018.

 ARAUJO, D. S. M. S;  ARAUJO, C. G. S. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2000, vol.6, n.5, pp.194-203.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com