TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Política Claretiano

Por:   •  20/9/2021  •  Resenha  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

EDNILSON DA SILVA OLIVEIRA – 8122347

PORTFÓLIO

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Filosofia Política

Tutor Alessandro Reina

GOIÂNIA-GO

2021

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

 Curso: Filosofia

Disciplina: Filosofia Política

Tutor: Alessandro Reina

R.A.: 8122347

Aluno: Ednilson da Silva Oliveira

Turma: DGFIL2002GOIA3O

DGFIL2002GOIA3

PROJETO DE PRÁTICA

  1. Objetivos

• Proporcionar ao aluno da Graduação em Filosofia a oportunidade de realizar investigações de caráter político.

• Ser capaz de comparar materiais didáticos sobre a Filosofia Política.

• Incentivar o aluno a praticar a análise de materiais didáticos que são utilizados no dia a dia em escolas públicas e ou particulares que, eventualmente, comporão uma prática profissional futura.

b) Descrição do Projeto

Nesta semana você desenvolverá a Atividade Prática da disciplina Filosofia Política. Você terá como desafio, analisar um livro didático, seja ele da rede pública ou da rede privada de ensino, disponibilizado em obra física ou virtual, buscando verificar se os temas estudados até o momento, a respeito da Política e seus respectivos filósofos políticos, são abordados adequadamente no material didático avaliado e qual é o teor de qualidade desse conteúdo. Assim, para realizar essa Atividade de Prática, siga as seguintes etapas:

ETAPA 1

Pesquise por materiais didáticos utilizados para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, sejam obras físicas ou virtuais.

ETAPA 2

Verifique qual dos filósofos/propostas políticas estão presentes nesta disciplina até esse momento, e também nos materiais didáticos analisados.

ETAPA 3

Selecione um dos filósofos/propostas políticas encontrados e, logo depois, analise qualitativamente o que foi apresentado, tendo como referência as seguintes questões:

1) Houve a devida contextualização do filosofo/filosofia analisado? Justifique sua resposta.

2) As informações apresentadas são adequadas e rigorosas? Justifique sua resposta.

3) Existiria algum elemento apresentado, nos materiais didáticos analisados, que trouxeram informações novas a respeito da Filosofia Política? Especifique.

4) A abordagem apresentada, no material didático analisado, favorece a compreensão do fenômeno político e o pensador abordado? Justifique sua resposta.

5) Insira uma citação referente a um filósofo do período clássico ou medieval, presente no material didático que analisou, que em sua análise, contribuiu para a sua formação em Filosofia Política. Justifique a escolha da citação.

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

Conforme a emenda da presente disciplina de Filosofia Política, oferecida pela Claretiano, nos é proposto os seguintes tópicos:

História da Filosofia Política. Conceitos, períodos e representantes da Filosofia Política. Introdução à discussão e exame das contribuições filosóficas de alguns expoentes. Filosofia Política na Antiguidade: Platão e Aristóteles. Filosofia Política na Idade Média: Agostinho e Tomás de Aquino. Filosofia Política e a teoria do pacto social: Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau. Filosofia Política na modernidade Kant e Hegel. Filosofia Política contemporânea: Arendt, Foucault e Habermas. (Nascimento, 2013, p. 9)

Entre os livros sugeridos pelo PEGE, temos o de Filosofia, disponibilizado pelo Estado do Paraná, elaborado por vários autores, no qual são apontados os seguintes tópicos referentes a Filosofia Política:

  • Formas de governo;
  •  Filosofia e política na antiguidade;
  •  Direito natural e contratualismo na modernidade;
  •  Direitos sociais e direitos humanos, violência e disciplina na atualidade;

Neste os organizadores, fazem um apanhado geral dos principais tópicos de filosofia, desde ética, lógica, filosofia política, teoria do conhecimento entre outros. Portanto, quando comparado ao CRC, apesar de suscinto traz novos conteúdos especialmente relacionados a história da filosofia, sua formação e as mudanças de pensamento conforme cada momento da história da humanidade. As contribuições dos principais pensadores em relação a política são mencionadas no material didático, tais como: Locke, Hobbes, Espinosa, Rousseau e outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (318.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com