TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, Saber e Liberdade.

Por:   •  15/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Filosofia, Saber e Liberdade.

A liberdade não esta totalmente presente na vida do homem, pois os homens estão sujeitos a leis, tanto exatas, como as leis da física, como humanas, as leis da própria psicologia humana. O homem, ao saber lidar com as leis pode adquirir liberdade, sabendo usar forças naturais ou impostas para seu beneficio. Por exemplo, ao conhecer a lei da gravidade, da resistência do ar, da força resultante, entre outras, o homem pode fazer algo que pela própria natureza não é possível, ou seja, voar. Somente através do conhecimento, acredita-se, o homem pode criar sua liberdade, por saber exatamente o motivo de não poder fazer o que deseja, e arranjar uma solução, com sabedoria.

A liberdade muitas vezes é abdicada pelo homem por causa da responsabilidade, e dos riscos de enganos, de decisões erradas, etc., por isso, o homem procura verdades pré-estabelecidas e não se interessam muito em critica-las, em filtra-las, fazendo o que lhes é imposto.

A filosofia, por ter a característica de duvidar, criticar, determinar soluções pratica, é de certa forma, parceira da liberdade. Usa-se a filosofia para refletir sobre as verdades impostas, determinar se elas são agradáveis, agem pelo bem comum, se realmente são verdades ou se são mentiras que provocam alienação e controle. Se nos aprofundarmos melhor nessas reflexões, podemos decidir por nós mesmos as verdades e atitudes que devemos tomar diariamente, ou seja, liberdade.

A filosofia é um modo de pensar que busca ser radical, busca descobrir os significados mais profundos da realidade. A filosofia busca o saber. Não me refiro ao saber superficial ou puramente técnico, que serve somente para ser praticado, me refiro ao saber filosófico.

O saber filosófico é um saber profundo, reflexivo. Busca conhecer as coisas relacionando-as a outras, dentro de um conjunto de fatos. Assim, podemos conhecer não só o objeto em si e suas utilidades praticas, mas também podemos conhecer suas relações com outros objetos, e assim, até conhecê-lo melhor.

A filosofia se aprofunda em todas as áreas do conhecimento, buscando uma relação entre elas, que possa se relacionar com a condição humana atual. Antigamente, a filosofia e a ciência eram ligadas. Vários filósofos, como Aristóteles, Pitágoras, Euclides, Tales, se relacionaram com a ciência, muitas vezes descobrindo coisas extraordinárias. Somente a partir do século XVII, com Galileu Galilei, a ciência se destacou da filosofia.

Para uma boa reflexão, precisa-se da liberdade. Não necessariamente da liberdade externa, mas sim da liberdade interna. Precisa-se “libertar” a mente de ceticismos e dogmas, e pensar profundamente no inimaginável, naquilo que possa parecer estar escondido por nós mesmos. Precisa-se abrir a mente para coisas que muitas vezes podem ser verdades dificilmente aceitas, pela sociedade ou por nós mesmos.

A filosofia é um ato que através dela podemos ir alem do concreto e do abstrato, vamos alem da realidade e da verdade; ela nos traz a capacidade de refletir as nossas ações. Por isso através dela podemos manifestar o nosso ‘’saber’’ e a nossa ‘’liberdade’’.

Mesmo o ser que não se põe a cumprir as regras nem a obedecer às leis governamentais este está imposto a ‘‘prisão’’ que a vida impõe. Pois não somos livres da gravidade, nem das necessidades que a nossa vida nos impõe, não somos livres da física, então como podemos ser livres?

Esta é uma questão muito crítica, pois até a forma de pensarmos é imposta por algo, por isso a liberdade é em termos. Mas com tantas imposições sobre nos conhecer de tal forma que possamos nos expressar de forma filosófica, pois “há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da postura do sujeito ao objeto de conhecimento: o mito, o senso comum, a ciência, a filosofia e a arte”.

Nós estamos cercados pela Filosofia e na maioria das coisas que fazemos a Filosofia está envolvida. O conhecimento; existem vários temas discutidos por filósofos, esses temas receberam o nome de Problemas Filosóficos. O conhecimento humano é um problema que envolve questões extremamente importantes como:

* “O que é conhecimento?”

* “È possível o conhecimento?”

* “Qual é o fundamento do conhecimento?”

Desde criança nós viemos desenvolvendo esse conhecimento, e aos poucos fomos conhecendo mais e mais as coisas, e esses conhecimentos foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com