TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Educação

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]                   Universidade Federal de Goiás

Regional Catalão

Departamento de Pedagogia

DISCIPLINA: Filosofia da Educação II

DOCENTE:nome.

Avaliação – Filosofia da Educação II

Aluna: Alinne Rodrigues de Souza – matrícula

Catalão, 17 de julho de 2015.

Questão 1 – Vocabulário e Conceitos:

  1. Vocabulário com palavras desconhecidas com significado
  1. Paidéia: Indica a característica de formação da criança (pais), tem por finalidade construir o homem como homem e cidadão, ou seja, de formação do homem no seu mais alto valor. Platão definia Paidéia da seguinte forma: “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”. Portanto, pode-se concluir que a Paidéia é a formação da perfeição humana. 

  1. Sofistas: Integram-se por um grupo de pensadores que trabalhavam o debate e da retórica para ensinar e propagarem suas ideias e se ofereceriam para ensinar essas habilidades aos outros. Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável.

  1. Escolástica: A escolástica resulta essencialmente no aprofundar da filosofia, que naquela época abrangia a quase totalidade dos conhecimentos (em alguns casos, incluía até a teologia). Algumas pessoas consideram escolástica de ter sido um chato, seca sistema enfatizando a memorização pura.
  1. Impositivas: Necessárias, obrigatórias, dominadoras, capazes de se impor.
  1. Apriorística: a doutrina que confere importância aos conhecimentos, conceitos ou pensamentos, os que independem da experiência ou da prática.
  1. Ontologia: Ciência do ser em geral que, considerando o ser em si mesmo, o trata como independente, não se importando com o modo pelo qual ele se manifesta. Parte da filosofia que se dedica ao estudo das características mais gerais do ser, sendo separada das categorizações que, ao delimitá-lo, ofuscam sua essência absoluta.
  1. Praxiológico: Parte da Teologia evidenciada pelo estudo dos fundamentos produtoras e das normas que conduzem as ações humanas.

   

  1. Escamoteando: Promover a dissimulação de algo sem ninguém constatar.

  1. Principais conceitos
  1. Paidéia: Processo de educação, na Grécia Antiga.

  1. Sofistas: Pessoa que argumenta com sofismas.
  1. Escolástica: Filosofia ensinada nas escolas medievais.
  1. Impositivas: Que serve para impor.
  1. Apriorística: Sistema que se baseia em princípios anteriores à experiência.
  1. Praxiológico: É um método que tem por objetivo explicar a estrutura lógica da ação humana.
  1. Escamoteando: abafando; arrebatando; empalmando; furtando; larapiando; rapinando; roubando; saqueando; surripiando; tirando.

Questão 2 – Pesquisar e explicar com recurso e artigos e livros as seguintes correntes que influenciaram a pedagogia:

  1. Humanismo: O Humanismo é um comportamento democrático e ético, que assegura que o indivíduo têm o direito e o comprometimento de dar sentido e forma às suas próprias vidas. Resguarda a edificação de uma sociedade mais humana, por meio de uma moral fundamentada em valores humanos, dentro do espírito da razão e do livre-pensamento, com base nas capacidades humanas. O humanismo incorporado à pedagogia tem como foco o aluno como sujeito do processo de aprendizagem e não objeto.

  1. Pragmatismo: O pragmatismo é a habilidade de preservar sua mente no aqui e agora e, com muita objetividade, senso e discrição. John Dewey é o nome mais conhecido da corrente filosófica pragmatismo. Dentro da pedagogia, o pragmatismo se associa a chamada educação progressiva, onde um de seus principais focos é educar a criança como um todo, ou seja, o que importa é o crescimento - físico emocional e intelectual.  Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.

  1. Liberalismo: O liberalismo é uma maneira de compreender a natureza humana e uma asserção destinada a possibilitar que todos alcancem o mais alto nível de prosperidade de acordo com seu potencial (em razão de seus valores, atividades e conhecimentos), com o maior grau de liberdade possível, em uma sociedade que reduza ao mínimo os inevitáveis conflitos sociais. A pedagogia liberal conserva a ideia de que a escola tem por ofício preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as habilidades individuais. Para isso, os seres necessitam compreender e adequar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, por intermédio da prosperidade da cultura individual.
  1. Positivismo: O termo identifica a filosofia que procura seus princípios na ciência e na organização técnica e industrial da sociedade moderna. O objetivo do positivismo é de investigação e a pesquisa das leis gerais que controlam os fenômenos naturais e organizam o conhecimento humano.  Um dos fundamentos do positivismo é a concepção de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física.

Questão 3 – Pesquisar e explicar com recurso a artigos e livros as seguintes tendências pedagógicas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (240.9 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com