TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Educação - Prof. Cleyton

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

Alana Caroline Lopes

Filosofia da Educação - Prof. Cleyton

Plano de aula

Introdução

        Este plano de aula é um dos métodos avaliativos para disciplina de Filosofia da Educação da 4ª fase do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul.

        O objetivo do desenvolvimento deste plano de aula é elaborar uma sequência que aborde algum conteúdo da Filosofia tendo como base a Didática Magna de Comênio. Para tanto, se faz necessário incluir alguns aspectos fundamentais nessas aulas, são eles:

  • Guiar-se pela própria razão;
  • Proceder do geral para o particular;
  • Das coisas mais fáceis para as mais difíceis;
  • Ver sua utilidade imediata;
  • Ensinar moral e piedade;
  • Contra a memorização sem sentido.

O tema escolhido para a sequência de aulas foi a história de vida e morte de Sócrates, com o intuito de conhecer o homem considerado o pai da Filosofia, analisar sua morte e criar uma opinião sobre a pena de morte sofrida por Sócrates e as que são aplicadas em nossa sociedade atual.

Nessa sequência serão feitos trabalhos em grupo se baseando nos textos analisados em conjunto onde serão elaborados resumos, inicialmente em grupo e após de forma individual, por último deve ser criado um debate sobre a pena de morte, criando um ambiente reflexivo a tal punição.

Aula 1

Aula: A vida de Sócrates

Objetivo: Os estudantes conhecerem quem foi Sócrates e quais suas contribuições para a Filosofia.

Metodologia: Aula dialógica, leitura comentada do texto.

Avaliação: Avaliação do resumo escrito em grupo.

Bibliografia: GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda. 1997.

        O professor irá apresentar para a turma o texto “Quem era Sócrates?” do livro “O mundo de Sofia” de Jostein Gaarder e solicitar aos alunos que leiam o texto em conjunto com o professor que vai comentando o texto e indagando aos alunos o que entenderam a cada parágrafo e ao fim pede que escrevam um pequeno resumo em grupo de quem era Sócrates e quais suas contribuições para a filosofia.

Aula 2

Aula: O julgamento e morte de Sócrates

Objetivo: Conhecer os aspectos que levaram a morte de Sócrates e instigar o aluno a definir seu posicionamento sobre a morte de Sócrates.

Metodologia: Aula dialógica, leitura comentada do texto.

Avaliação: Avaliação do resumo individual.

Bibliografia: KANT, Immanuel, Introdução à crítica do juízo. 2 ed, [Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho], São Paulo: Abril Cultural, 1984.

        O professor apresentará o texto “O julgamento de Sócrates” de Kant e solicitar aos alunos que escrevam agora individualmente um resumo sobre quais as situações que levaram a condenação de Sócrates e se os mesmos consideram correta ou incorreta a atitude de condenar Sócrates.

Aulas 3 e 4

Aula: O fim de Sócrates e reflexão da condenação à morte

Objetivo: Introduzir (e instigar) o estudante ao pensamento filosófico.

Metodologia: Aula dialógica.

Avaliação: Avaliação do resumo individual e participação no debate.

        Nesta aula os alunos devem se dividir conforme determinação do professor que avaliou os resumos individuais e em grupo entre os que devem defender a pena de morte e os que devem se posicionar contra a pena de morte nos dias atuais. Os mesmos devem definir quais as razões que os levam a definir como correta ou incorreta a condenação a morte. O professor irá conduzir o debate baseado nas seguintes perguntas:

  • Alguém pode decidir quem vai morrer ou quem vai sobreviver?
  • Como deve ser definido qual crime leva à pena de morte e qual não leva?
  • Essa saída é efetiva? Tem impactos na sociedade?
  • Quais os critérios para definir se a pena é justa?
  • Se você não defende a pena de morte, como deve ser a punição para delitos graves?
  • O sistema penal do Brasil é justo?

O professor deve indagar cada um dos alunos sobre as perguntas acima e trabalhar em descontruir padrões de pensamento pré formados pela sociedade (Como: Bandido bom é bandido morto) para que o aluno crie uma opinião própria através da reflexão sobre este assunto.

Após este exercício o professor deve solicitar um pequeno resumo da opinião dos alunos após toda a reflexão sobre a pena de morte e avaliá-lo comparando com os resumos antes da discussão.

Anexos

Quem era Sócrates?

Sócrates (470-399 a.C.) é talvez a personagem mais enigmática de toda a história da filosofia. Não escreveu uma única linha. Apesar disso, pertence ao número dos que exerceram maior influência no pensamento europeu. O fato de ser conhecido, mesmo por quem não possui muitos conhecimentos de filosofia, tem provavelmente a ver com a sua morte trágica.

Sabemos que nasceu em Atenas e que aí passou a sua vida, principalmente nas praças e nas ruas, onde conversava com todo o tipo de gente. Achava que os campos e as árvores não lhe podiam ensinar nada. Por vezes, ficava longas horas absorto em reflexão profunda.

Ainda no seu tempo, era considerado uma pessoa enigmática e após a sua morte foi considerado o precursor das mais diversas orientações filosóficas. E precisamente por ser tão enigmático e ambíguo, variadíssimas orientações o podiam reivindicar.

Sabe-se que era muito feio. Era pequeno e gordo, e tinha olhos salientes e um nariz achatado. Mas interiormente, dizia-se, era um homem maravilhoso, nunca se poderia encontrar alguém igual a ele. No entanto, foi condenado à morte devido à sua atividade filosófica. Conhecemos a vida de Sócrates principalmente através de Platão, que era seu discípulo, também ele um dos maiores filósofos da história.

Platão escreveu muitos diálogos - ou conversas filosóficas -nas quais faz participar Sócrates. Quando Platão põe as palavras na boca de Sócrates, não podemos dizer com certeza que Sócrates as tivesse verdadeiramente pronunciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com