TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da educação

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Filemom Escola Superior de Teologia

FEST

Sociologia da Educação

William Alexandre Fernandes

Rio de Janeiro

2015

Introduzindo e Conceituando

Ao entrarmos no tema proposto precisamos estar previamente atentos quanto a tudo que abrange a sociologia, pois podemos perceber com pesquisas e estudos feitos que a educação está diretamente inserida em algumas das vertentes idealizadas por alguns dos homens responsáveis pelo desenvolvimento da teoria sociológica.

A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos, que neste processo são cuidadosamente observados por esta disciplina, que auxilia ao longo das décadas pesquisadores e estudiosos a compreender que a educação acontece no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação.

 

Educação e a Sociologia Clássica

Nos estudos de processos educacionais de socialização, podemos encontrar importantes colaboradores que desenvolveram conceitos importantes no que diz respeito a tais processos, dentre eles citarei dois destaques assim como suas holísticas e posicionamento quanto a educação no contexto sociológico:

Émile Durkheim - Sendo o primeiro a propor uma sociologia à educação sistematizada, traz a lume a ideia de uma educação formadora de futuros professores a fim de compartilhar uma moral laica e racionalista longe das influências religiosas. Pioneiro da teoria da socialização, processo pelo qual, ao passar pela família, escola e outras agências sociais um indivíduo torna-se um ser social.

Talcott Parsons - Aprofundando-se na mesma linha de raciocínio acima descrita e indo mais além, Parsons defende que na socialização de um indivíduo, este aprende a desempenhar papeis sociais e que o aprendizado é fundamental para formação de uma personalidade, sendo a educação de suma importância na reprodução da vida social em que a escola é vista como responsável pela educação formal, sendo assim um desdobramento da família.

1.1 – Cosmovisão marxista

Em uma visão marxista a educação é uma forma de socialização, de integração dos indivíduos numa sociedade sem classes, no contexto do materialismo histórico. No modelo marxista infra estrutural – superestrutural (dialético, de relação recíproca), a escola faz parte da superestrutura (tal como o Estado ou a família, por exemplo) e a educação é assumidamente um elemento de manutenção da hierarquia social, de controlo das classes dominantes sobre as classes dominadas, isto é, de dominação da burguesia sobre o proletariado.

As ideologias que estabelecem as regras são as das classes dominantes, dos ideólogos – produtos típicos das universidades burguesas (Morrow e Torres, 1997:25).

Sociologia da Educação Contemporânea

        Com o passar dos anos grandes desafios aparecem diante das vertentes da
“sociologia educacional” clássica, anteriormente citada, pois à medida que os séculos e décadas passam, a cosmovisão de vida em sociedade e seu papel na educação ganham novos tons e diferentes formas de difusão.

        Nas décadas de 60 e 70 a relação sociologia x educação recebeu adendos consideráveis para sua história que fariam uma grande diferença no futuro, quando um francês de berço camponês Pierre Félix Bourdieu coloca em discussão a origem de uma expressão que ganhou futuramente proporções meteóricas em nossa sociedade, conhecida por nós como a famosa “Exclusão social”.

        Bourdieu, explica que uma vez que os alunos passam pelo processo de socialização, não saem da mesma forma que começaram, pois adquirem uma espécie de padrão social, descrito por ele como habitus, que influenciarão diretamente suas práticas sociais. Na Escola as camadas de baixa renda acabam se defrontando com um habitus diferente, o que acaba desestimulando e dificultando o aprendizado, em outros termos, na escola o educando encontra um capital cultural diferente daquele herdado na família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com