TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Em grupos de estudos coordenados pelo professor de Fisiologia Edson no laboratório da Universidade Anhanguera testou algumas sensações, reflexos, tato, percepção, sensibilidade tátil, entre outros, com alguns experimentos.

Para que isso fosse possível contamos com a ajuda de dois voluntários de ambos os sexos, em boa saúde física (sem nenhuma deficiência que prejudicasse nos testes). Reginaldo e Rosangela (ambos na fase adulta).

Primeiro realizamos alguns testes com Reginaldo, testamos seu tato: cinestesia depois realizou mais testes com Rosangela, testamos: receptores gustativos, termoceptores cutâneos e reflexos.

Para melhor compreensão cinestesia:

-Significa sensação ou percepção dos movimentos, é uma sensação que um indivíduo tem de seu corpo, particularmente dos movimentos que este realiza esta sensação é principalmente facilitada pelos receptores.

Teste com o bastão

1º teste

Voluntário: Reginaldo Rodrigues

Materiais utilizados: Tubo de ensaio, bastão, martelo e venda para os olhos.

Procedimento: Vendamos os olhos do Reginaldo e colocamos o tubo de ensaio em suas mãos, seu primeiro movimento foi de sacudir o tubo para baixo e para cima, depois de um lado para o outro para ter a sensação se estava vazio ou cheio. Depois o descreveu como:

- cilíndrico, liso, leve, resistente e percebeu que ao bater com as pontas do dedo no objeto obteve um barulho.

Teve a percepção de que o bastão estava molhado (e realmente estava diferente de outros bastões de outros grupos), descreveu como:

- Comprido, fino, sólido, liso, e em comparação com o tubo de ensaio percebeu que seu diâmetro era menor.

Com os dois tubos na mão: Balançou os braços para cima e outro para baixo, depois fez uma comparação tentando ampliar o sinal de percepção do peso dos objetos.

O ato de o Reginaldo fazer tais movimentos se resume ao tato que ele tem, para saber o peso e composição entre outros.

Mas o que seria tato: Por todo nosso corpo existem terminações nervosas livres e terminações nervosas fechadas dentro dos corpúsculos táteis. A sensibilidade tátil pode ser definida como sensação originada pelo leve contato do algodão com a pele. É ceptado pelos corpúsculos de messner, muito numerosos na ponta dos dedos e da língua. A sensibilidade para vibração é dada pelos corpúsculos de pacini, situados profundamente na derme, são muito numerosos na palma da mão planta dos pés, lábios, genitais e outras regiões que não possuem pêlos. A ponta dos dedos percebe em media seis impressões táteis de uma só vez.

Teste com o martelo       

 2º teste

Voluntário: Reginaldo Rodrigues

Material utilizado: Martelo

Procedimentos: Com os olhos vendados o voluntário pegou o martelo sentiu diferença de peso com os objetos anteriores, disse ser mais pesado e fez movimento para sentir o peso, descreveu o martelo como:

- Composição de metal com parte emborrachada, temperatura normal, percebeu um parafuso e o retirou sentiu que era um objeto pontiagudo e teve reflexo de retirada quando o espetou a mão.

 - Bateu com o martelo na mão e não parava de sacudir o martelo, só parou quando percebeu o parafuso.                                                          

- Pedimos ao voluntário que falasse quanto que cada objeto pesava na sua opnião e depois, levamos para a balança para saber o valor correto.  

Tubo de ensaio:

 - Disse ter: 20 gramas

- Peso real: 0, 013 gramas

Tubo de ensaio com mais peso: 

- Disse ter: também 20 gramas.

- Peso real: 17gramas.

Martelo: 

- Relatou ter: 100 gramas.

- Peso real: 90 gramas.

Além do tato a pele registra também diferenças de temperatura e dor. O corpúsculo de krouse nos permite sentir frio, já o de Riffini o calor.

A dor resulta de estímulos captados pelas terminações nervosas livres espalhadas por toda a pele, a sensação de dor tem função protetora por alerta a pessoa contra ameaças a lesões no corpo.

Experimento com o café

3º teste

Voluntária: Rosângela Delfino

Materiais utilizados: Café, garrafa térmica de cor verde e copo descartável, bala sabor de hortelã, venda para os olhos.

Procedimentos: Vendamos os olhos da Rosangela, e o professor Edson Bittar falou em voz alta que tinha três garrafas de café, cada uma tinha uma cor diferente e um sabor.

Porém só existia uma garrafa com café. Os procedimentos que vamos citar darão a sensação na voluntária que ela experimentou três cafés com sabor diferente quando na verdade foi só um café.

Servimos o café da garrafa verde: A sua primeira reação foi sentir se estava quente, mexeu o café, sentiu cheiro agradável, degustou e criticou estar pouco doce.

Esse fator dela relatar que o café estava pouco doce se dá uma das quatro sensações gustativas primárias: doce, amargo, salgado e acido.

As papilares para doce detectar a quantidade de açucares no alimento, o que foi ocorrido quando ela bebeu o café. E para evitar mais essa sensação ela mexeu o café na boca, degustando.

Depois de tomar o café servimos uma bala de hortelã: Ela chupou a bala, e disse que estava doce, disse estar refrescante, falou que o sabor era de hortelã, depois mordeu a bala. Como a bala de hortelã era muito doce, o grau de açúcar que transmiti os sinais gustativos que enviou para o sistema nervoso central era alto, então foi entendido que aquela quantidade de açúcar era ideal para estar agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com