TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Inclusiva

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Fundamentos da Educação Inclusiva

Discente: Gabriela Enila Lares de Souza

RA: 1180020

Pólo: Belo Horizonte

Tutor: Gabriela Dias Pires Franco

Atividade no Portfólio – Até 24 AGO

Objetivo

• Analisar a pertinência ou não da legislação quanto à garantia da Educação Inclusiva.

Descrição da atividade

Documentos nacionais importantes, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 3994/96); o Parecer 9/2001 CNE/CP publicado pelo Conselho Nacional de Educação, que orientou sobre a organização dos cursos de formação de professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/ CEB nº. 1/02), sinalizaram a necessidade de investimentos na formação docente para atuação na Educação Inclusiva.

No entanto, você acredita que somente a regulamentação de Leis é suficiente para se obter uma educação inclusiva eficaz e de boa qualidade? Justifique sua resposta a partir do que estudamos.

Resposta

A dinâmica social deve romper com barreiras do preconceito e condicionar cada vez mais as pessoas envolvidas nesse processo de ensino aprendizagem para que haja uma formação de forma objetiva daqueles que necessitam.

Portanto deve haver o acesso de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação através de quebras de paradigmas e ainda a capacitação de professores e demais profissionais que deverão atuar com esses alunos.

As diretrizes e políticas educacionais devem ser fortalecidas de forma a atenderem aos princípios básicos dos direitos dos alunos portadores de deficiência, possibilitando a eles o desenvolvimento de suas capacidades e sua inclusão social.

As leis ajudam a manter uma ordem, porém não são suficientes.

Não basta existir inclusão somente no papel. As leis têm que fazer valer na prática para que os alunos sejam beneficiados.

É necessário, além da formação dos profissionais, implantação de ações nas instituições de ensino e cursos oferecidos pelo Governo.

De acordo com o site da UERJ, Alves (2009) relata que:

Para uma educação inclusiva mais efetiva o importante não é só capacitar o professor, mas também toda equipe de funcionários desta escola, já que o indivíduo não estará apenas dentro de sala de aula. [...] Alguém tem por obrigação treinar estes profissionais. Não adianta cobrar sem dar subsídios suficientes para uma boa adaptação deste indivíduo na escola. Esta preparação, com todos os profissionais serve para promover o progresso no sentido do estabelecimento de escolas inclusivas.

(ALVES, 2009, p.45,46).

Deve haver ainda uma mudança na conscientização das pessoas, paciência, compreensão, dedicação e cuidado para com os portadores de deficiência. E ainda, a quebra de paradigmas e preconceitos, aceitação destas pessoas em nosso meio, para que estas pessoas tenham melhores condições de cidadania e qualidade de vida.

É necessário que haja uma intervenção de todos os envolvidos no que diz respeito ao conteúdo e aos Projetos Político Pedagógicos para que os alunos com deficiência possam ter as adaptações de acordo com suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com