TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação a Historia da Filosofia

Por:   •  2/5/2015  •  Ensaio  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

MARCONDES, Danilo. Iniciação a historia da filosofia - Rio de Janeiro: ZAHAR, 2007, p19-28.

Raí Souza Costa[1]

NOTA DE LEITURA

O texto aborda a passagem do pensamento mítico para o cientifico, feito conseguido exclusivamente pelos gregos que foram capazes de elaborar explicações mais contundentes para os fenômenos que os cercavam do que as lendas que serviam para dar algum sentido às coisas.

(...) Os diferentes povos da antiguidade – Assírios e Babilônios, Chineses e Indianos Egípcios, Persas e Hebreus-, todos tiveram visões próprias da natureza e maneiras diversas de explicar os fenômenos e processos naturais. Só os gregos, entretanto, fizeram ciência (...)p19.

Os gregos assim como diversas culturas desenvolveram formas peculiares de explicar o mundo que os cercava de acordo com elementos de sua religiosidade, todavia houve uma necessidade de se ter explicações mais concisas que o pensamento mítico não teria como suprir devido a sua subjetividade, era necessário agora se ter respostas mais claras e objetivas que fizessem mais sentido, passando assim a observar mais, questionar mais, elaborar mais teorias etc. foi se construindo as bases do que mais tarde viria a se tornar o pensamento filosófico cientifico.

(Quando dizemos que o pensamento filosófico cientifico surge na Grécia no séc. VI a.C., caracterizando-o como uma forma especifica de homem tentar entender o mundo que o cerca (...)p20

Os fundamento do pensamento cientifico são baseados em estudos e observações que desembocaram em teorias ou noções para se explicar a realidade vivida pelo homem, é nesse momento que surge as primeiras  tentativas de se racionalizar  uma visão de mundo que outrora e  era totalmente mística e subjetiva.

A physis: Natureza, primeiro objeto de estudo a ser analisado pelos (physiologos)- filósofos, buscando entender a razão natural dos acontecimentos, Causalidade: O porquê das coisas, a causa de todos os acontecimentos ocorrem em virtude de uma razão logo era necessário entender que causas eram essas, A arque: Elemento primordial  , a base de tudo  encontrar o fator originário das coisas era  objetivo dos estudos, Tales de Mileto  afirmou ser a água  este elemento já Anaxímenes afirmava ser  o ar, O cosmos: Organização do mundo , das coisas , do pensamento da ordenação racional, o Logo: O discurso racional onde as ideias formadas em base objetiva  são organizadas, Caráter crítico: A criação de teorias não como verdade absoluta mas como um passo para se construir sempre  uma visão  de mundo mais coerente possibilitando assim a construção do  conhecimento.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com