TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Pensamento Filosófico

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1 – Faça uma abordagem sobre a transição do mito para a razão.

Resposta – A palavra “mito” vem do grego, mythos, e é originada de dois verbos: mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). De acordo com Marilena Chaui (Convite à Filosofia), os mitos são caracterizados por narrara origem de algo (da Terra, dos homens, dos astros, do fogo, da água, do bem e do mal, da morte, do poder, etc.). Já a palavra razão, tão antiga quanto a Filosofia, tem origem duas fontes: a palavra latina ratio (contar, reunir, medir, juntar, separar, calcular) e a palavra grega logos (contar, reunir, juntar, calcular), logo, razão é uma maneira de organizar a realidade e torná-la compreensível. A partir destas definições, podemos defender que os mitos buscavam explicar todas as coisas no mundo, sejam elas de origens físicas e metafísicas, porém, em determinado momento, estas explicações passaram a não satisfazer àqueles que interrogavam as causas das mudanças, do ressurgimento dos seres. A transição entre mito e razão ocorre justamente neste momento de ruptura, que é quando o mito perde a sua forca explicativa, passa a não convencer mais e nem satisfazer aos que desejavam conhecer a verdade sobre o mundo, favorecendo uma mudança de pensamento dos povos que começaram a questionar os mitos, dando lugar à razão como fonte de conhecimento, buscando tornar a realidade compreensível. É neste momento que surge a filosofia, que é a busca incessante pelo conhecimento e sabedoria, que passa a ter como base o pensamento racional.

Questão 2 – Apresente um conceito de filosofia considerando a importância do pensamento crítico.

Resposta – A filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificativas racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas. A filosofia é uma reflexão sobre os fundamentos e conceitos, sobre as experiências cotidianas, as crenças e opiniões. Filosofia (Philo, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais; e Sophia, que nos remete à sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio), é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de questões fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A filosofia foca questões da existência humana, mas, diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

Questão 3 – Qual a grande contribuição dada pelos filósofos pré-socráticos?

Resposta – Os pré-socráticos foram os primeiros pensadores que, nas cidades gregas da Ásia Menor, por volta do séc. VI a.C., procuraram desenvolver formas para explicar a realidade natural do mundo que os cercava, independentemente do apelo das divindades ou forças sobrenaturais. É a partir deles que inicia-se o processo de desligamento entre a filosofia e o pensamento mítico. Com os pré-socráticos houve a ruptura com a tradição mítica, pois buscavam entender os fenômenos com base em causas puramente naturais, visando explicar a natureza a partir dela própria, entender os fenômenos com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com