TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nosso Iceberg Está Derretendo (Resenha)

Artigo: Nosso Iceberg Está Derretendo (Resenha). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  3.408 Visualizações

Página 1 de 3

O livro fala sobre uma colônia de pinguins que vivia em um iceberg cercado por um mar rico em alimentos. Considerado para eles como o eterno lar, onde viviam 268 pinguins. Um deles se chamava Fred, um pinguim jovem, curioso e bastante observador.

Fred percebe, através de observações, ideias e conclusões que o iceberg está derretendo e que, a partir desse momento, os pinguins poderiam passar por um processo de mudança. Mudança, pelo fato de que esses pinguins passariam a tomar decisões e atitudes para que a vida de todos pudessem ser transformadas.

Fred, bastante assustado decide pedir ajuda ao conselho de liderança da colônia. Alice, uma dos dez líderes ouviu atentamente sobre o que Fred tinha a falar e, depois de ver de perto o que ouviu, entende o porque de tanta preocupação. É o lar da colônia que está em risco. A situação foi informada para o líder Louis que marcou uma rerunião. Fred resolve levar uma réplica do iceberg, uma estratégia para que todos entendessem melhor o que poderia acontecer, ou seja, a trajédia. Todos juntos tentam achar uma solução para o problema, o mais rápido possível.

Nono, um dos membros do conselho, é um pinguim troncudo que vive contrariando as suspeitas de Fred. O que acontece bastante no nosso meio. As pessoas em vez de se disporem a ajudar, vivem atrapalhando, criticando e não acreditando que podemos ter resultados favoráveis. Porém através de críticas e discordias é possível sim buscarmos soluções mais eficazes. Por esse motivo Nono sempre foi ignorado.

Foi feita uma reunião e exposto o problema para outros líderes. Esses líderes reuniu os pinguins, cada um com sua habilidade, para que pudessem explorar os lugares com o intuito de encontrar um novo iceberg para habitarem. Uma ideia que no início não foi tão aceita, afinal a mudança gera medo e insegurança. Porém, como um bom líder, Louis conseguiu convencer todos os pinguins a executar as tarefas para concretizar assim a mudança. “Não era fácil fazer as mudanças ”. Tudo que é novo assusta, mas somente até se adaptarem novamente.

A necessidade da mudança fez com que alguns hábitos fossem alterados, como por exemplo, mudar uma tradição que os pinguins tinham de trazerem comida apenas para os seus filhotes. Eles passaram a trazer comida para os exploradores e, assim passaram a trabalhar em equipe. “Não é fácil acabar com a tradição. A cultura se modifica com tanta dificuldade nas colônias de pinguins quanto nas colônias humanas”. Isso ilustra também os obstáculos que surgem no dia-a-dia de qualquer pessoa. Um contexto bastante importante que nos faz enxergar a diferença na resolução de problemas através de um trabalho feito em equipe, um apoiando ao outro. As vezes a insegurança toma conta e basta que alguém tome uma atitude para que a nossa contribuição ao trabalho seja concretizada.

Os pinguins encontraram um iceberg perfeito para se mudarem e habitarem com maior segurança. Mas a questão mais importante é que eles aprenderam uma lição: “Nosso lar é onde estão aqueles que amamos.”

O fruto do esforço individual de cada pringuim tornou possível a solução para um grande problema, satisfazendo mais ainda as necessidades de cada um. Pois o novo iceberg encontrado além de seguro, era perfeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com