TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPONENTE CURRICULAR: EPISTEMOLOGIA

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS

CURSO DE PSICOLOGIA

COMPONENTE CURRICULAR: EPISTEMOLOGIA

DOCENTE: PROF. DR. MURILO CAVAGNOLI

DISCENTE: MARLEI DENISE MELO DE MELLO

Escolhas na formação em psicologia:

Considerando a discussão realizada em sala de aula e a psicologia como campo de dispersão no qual convivem diferentes propostas teóricas, metodologias e éticas, elabore seu posicionamento frente as questões:

Como percebe a diversidade de perspectivas na formação em psicologia e como tem sido sua trajetória neste processo? Como se fazem escolhas (ou não) relacionadas ao seus lugares teórico/prático de psicologa/o? Que angústias você enfrenta em função deste processo? 

Ao escolher o curso de Psicologia é importante ter em mente que no decorrer da graduação passaremos por transformações que nos causarão desconforto em vários momentos, visto que a cada semestre somos contemplados com uma abordagem que trata ou vê o indivíduo dentro de um saber histórico, alternando várias correntes de pensar a Psicologia, dentro de teorias e práticas.

Encontraremos o conflito psíquico que ocasionará um mal-estar, poder compreender e organizar o mundo interior. Questionaremos a vida a luz das psicologias que nos serão apresentadas, analisaremos as informações que receberemos e as ferramentas para que façamos as mudanças necessárias para a concretização do nosso saber psicológico.

Os atressamentos são constantes na graduação, até optarmos por seguir um caminho ou uma abordagem, e por que não poder integrá-las num sentido de não ter esta ou aquela como verdadeira. Cada teoria vai propor uma ética e uma prática. Há uma análise reflexiva e experiências que se constituem em relação a ela, e nos compõe e transforma o real e isso tem haver com nossas escolhas.

As inseguranças, angústias e incertezas do que irá acontecer durante a graduação são constantes, parceiras de nossos dias e investigadoras de nossa capacidade real de atender com sabedoria as expectativas que nos colocamos e nos colocam.

Ao decorrer do curso nos apaixonamos e deixamos de, .nos mais diversos componentes da grade curricular. Nos deixamos afetar por muitos, e nos colocamos nestes lugares como sujeitos ativos, como pacientes, revisitando nosso passado, colocando as teorias no presente e nos analisando se estamos sendo éticos  a ponto de exercer tamanho ofício, o de dar fundamento, entendimento as angústias do outro. Ter a sensibilidade e possuir capacidade de raciocínio abstrato, mantendo a imparcialidade, ouvindo atentamente as demandas.

O tempo passa rápido e parece que precisamos dar conta de tudo com maestria, nestes momentos de tantas incertezas é viver um dia por vez, resolver os problemas conforme eles forem surgindo. De modo a preservar minimamente nossa saúde emocional. E esse mesmo tempo nos conduzirá para melhor escolha, a que nos fará profissionais capazes de escutar sem julgar, olhar e se deixar tocar.

É isso....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com