TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENIGMA DE KASPER HAUSER

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCACIONAL ANHANGUERA

UNIDADE VILA MARIANA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

2º PERÍODO – NOITE

DISCIPLINA: HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

PROFESSOR: RICARDO SANTANA

MARCELO NOBRE DIAS ANÁLIO

RA 1299120815

“O Enigma de Kaspar Hauser”

SÃO PAULO

2015

 

 

“O Enigma de Kaspar Hauser”

Apresentação do trabalho baseado no filme “O Enigma de Kaspar Hauser” dirigigo por Werner Hergog no ano de 1974, proposto pelo Professor Ricardo Santana, no 2º Período, do curso de Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera de São Paulo Campus Vila Mariana.

Orientador: Ricardo Santana

 

SÃO PAULO

2015

“O Enigma de Kaspar Hauser”

O Filme “O Enigma de Kaspar Hauser’’ conta a história de um garoto que foi abandonado quando criança e ao ser encontrado por uma família de agricultores, passa a ser criado isoladamente dentro uma torre, onde passa boa parte da sua vida sem ter qualquer tipo de contato com o mundo exterior, não aprendendo a andar e falar, ignorando a existência de outros seres humanos.

Um homem, cuja identidade nunca fora revelada, era encarregado de alimenta-lo todos os dias, e passa a ensinar Kaspar a escrever algumas palavras. Após ensina-lo a escrever, o homem que dele cuidava, leva o, pela primeira vez, para o mundo exterior, ensinando o a ficar em pé e a sustentar seu próprio corpo. A partir deste momento, é possível perceber que o jovem Kaspar não possuía qualquer noção de tempo e espaço, não entende a sociedade e não desenvolveu coordenação motora.

O filme começa quando kaspar Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada ao capitão da cavalaria, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza.  As únicas palavras que foram ensinadas a Kaspar era “cavalo” e “quero ser cavaleiro como meu pai”, pois ele ouvira diversas vezes e apenas repetia, sem saber o significado.

Nesse momento pode se notar vários aspectos quanto a importância da linguagem na sociedade e sua relação com o mundo. Aos olhos da sociedade, Kaspar Hauser era visto como um estranho selvagem.
Sr. Daumer, um homem que ao ver Kaspar sendo apresentado em um circo como atração, resolve cuidar de Kaspar e ensina-los todos os costumes de uma civilização, por exemplo, a fala, a escrita, a música, o comportamento e os aspectos básicos de relação homem sociedade.
Kaspar, apesar de aprender a falar, não consegue entender os significados linguísticos e elaborar seus pensamentos através da fala. Ele também não entende alguns conceitos estabelecidos como, por exemplo, Deus, pois não aprendeu e não tem noção quanto aos simbolismos e signos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com