TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enigma de Kasper Hauser

Por:   •  2/9/2019  •  Resenha  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio Camões

Felipe Toneta da Fonseca, nº 4

João Henrique Biazoti Sanson, nº 8

João Pedro Catalano Rios, nº 10

ANÁLISE DO FILME “O ENIGMA DE KASPAR HAUSER”

Análise apresentada à disciplina de Filosofia,

Ministrada pela docente Rafaela Pilato

Santa Cruz do Rio Pardo

Junho/2016

  1. Minibiografia do autor ou diretor

Werner Herzog, nascido em Munique, Alemanha, estudou História e Literatura germânica em Munique. Fez seu primeiro filme em 1961 quando tinha 19 anos e produziu vários filmes, dentre eles: Nosferatu (1978), Little Dieter needs to fly (1997) e o estudado por nós: O Enigma de Kaspar Hauser. (1974).

A principal característica de Herzog é colocar heróis com sonhos impossíveis ou pessoas com dons inimagináveis em seus filmes, como visto em Kaspar Hauser.

  1.  Resumo

O filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, dirigido por Werner Herzog, retrata a história de um jovem, Kaspar Hauser, que foi mantido em cativeiro desde o seu nascimento, não tendo um convívio social. Por volta de sua adolescência, foi libertado e encontrado em uma praça em Nuremberg.

Kaspar não dominava as habilidades da fala e as de andar. Quando foi solto, trazia consigo um bilhete que deveria ser entregue ao capitão da cavalaria da cidade. Tal bilhete explicava, de forma breve, a história de Kaspar Hauser.

Havia um paradoxo: existiam pessoas que ajudavam Kaspar, mas muitos o viam com estranheza. Tratado como algo absurdo, foi objeto de pesquisas e, até mesmo, espetáculo de circo, visto que era comum os circos mostrarem, em suas apresentações, pessoas com algum tipo de anomalia.

Não houve pouco esforço para tentar transformá-lo em um cidadão, em um ser social, ainda que ele não soubesse como se comportar nos moldes da sociedade e que sua vida anterior era de conhecimento geral. Chegou em um momento em que um professor decidiu abrigar Kaspar, a fim de incentivar e melhorar a sua socialização. Tal socialização progrediu: ele começou a aprender a falar; a andar; a tocar instrumentos e outras atividades do cotidiano. Junto a isso, Kaspar Hauser começou a fazer observações e a questionar as coisas do mundo.

Sua história teve fim quando ele foi assassinado com o objeto cortante em seu peito. Não se sabe quem o matou nem a identidade sobre quem o manteve em cativeiro. Logo, o filme deixa um mistério sobre a identificação de tais autores.

  1. Características das personagens principais

Kaspar Hauer: Foi abandonado pelos seus pais quando criança e passou grande parte de sua vida preso em um cativeiro, com companhia de simples brinquedos, motivo pelo qual fez com que Kaspar Hauser fosse um indivíduo totalmente inocente, com nenhuma noção de perigo e proteção. Com o passar do tempo, Kaspar aprendeu a ler e a se comunicar, com ajuda de uma família tradicional de camponeses e um professor chamado Daumer; diante da sociedade em que se vivia no século XIX.

Professor Daumer: Era um professor dotado de muitas visões e conhecimento que auxiliou e promoveu o avanço intelectual de Kaspar Hauser ao longo de sua vida. Daumer ensinava, para Kaspar, as tradições e as histórias da época.

  1. Contexto histórico

A época na qual o filme é retratado é o século XIX, na Idade Contemporânea. Tal século foi um período caracterizado por uma perspectiva evolucionista, positivista e desenvolvimentista.

  1. Contexto social

 A sociedade à época, no início do século XIX, era caracterizada por uma elite dominante composta por grandes comerciantes, latifundiários e grandes comerciantes. A massa de pobres era composta por camponeses e escravos.

Já no final do mesmo século, a sociedade era dividida em 3 grupos: alta burguesia (composta por grandes capitalistas) e a média e a pequena burguesia (profissionais liberais), que também eram conhecidos por serem o proletariado.

  1. Contexto político

O contexto político do filme não é mostrado de uma forma muito detalhada, porém por algumas cenas, concluímos que se passava em uma época onde reinava o Absolutismo junto à Monarquia. Isso foi perceptível pelo fato de quando Kaspar é deixado na cidade, os militares que ficaram com a responsabilidade de "cuidar" dele comentam entre si que a Corte não iria bancar os gastos com Kaspar. E no fim do filme, também mostra um rei que ofereceu para adotar Kaspar como seu filho. Portanto, com base nessas cenas, concluímos que o sistema político à época era uma Monarquia Absolutista.

  1. Contexto econômico

O filme não apresenta, ao longo de sua história, muitos tipos de relações comerciais. Um deles é o enriquecimento através do entretenimento, no caso do filme, através do circo. O protagonista, Kaspar, foi levado ao circo a fim de se ter bastante público e, consequentemente, de lucrar com a entrada dessas pessoas. Além disso, se analisarmos mais profundamente, há um repúdio a Kaspar por uma considerável parcela da sociedade, visto que pessoas com a sua anomalia não seriam propensas para trabalhar, e, consequentemente, não gerariam lucro para a sociedade capitalista que se formava na época. Para os interesses burgueses, pessoas com qualquer tipo de anomalia deveriam estar afastadas do resto da sociedade, já que não era lucrativo ocorrer pesquisas na área da saúde voltadas para a cura de tais anomalias. Como os portadores de alguma deficiência eram a minoria da população, o lucro com tratamentos de tais doenças seria mínimo, pois haveria poucas pessoas para possibilitar a circulação de dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com