TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Kasper Hauser

Por:   •  21/6/2017  •  Resenha  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

FLORIANOPOLIS 30/03/2017

Aluna: Alexandra Dimitria Perdoná                                                                                                                                                        Curso: Letras- Italiano/ UFSC                                                                                                                                                           Disciplina: Introdução os Estudos da Linguagem                                                              Professor: Leonardo Rossi Bianconi

Analise Filme Kasper Hauser

     O Homo sapiens sem a linguagem é apenas um ser animal. Essa é uma das ideias que o filme "O Enigma de Kaspar Hauser" põem em discussão. Kaspar ao crescer sem o convívio social não aprendeu nenhuma linguagem. Ele não sabia  expressar o que sentia e nem tinha noção da sua existência como ser humano. Quando teve o primeiro contato com outros homens, na praça, permaneceu imóvel como que  em estado de choque. Sua falta de habilidade comunicativa o impossibilitou de interagir socialmente, e essa ausência de reação o fez parecer um animal coagido.

     No decorrer do tempo e com a convivência social Kaspar foi adquirindo a linguagem dos homens a sua volta. No primeiro momento, ao estar na casa de uma família, aprendeu através de exemplos. Como quando quis expressar que estava sem água, mostrando o copo sem o líquido entendeu oque era o vazio. E esses acontecimentos podem ser explicados pela Sociologia da Linguagem, de Chomsky, pois não se pode separar ações linguísticas e ações socais. Dessa forma a representação de Hauser adquirindo, de maneira progressiva, as faculdades inerentes ao ser mostra ele se tornando  um homem social. E essas atividades são possíveis quando a linguagem esta em conjunto com a  interação social. 

     Com essa aquisição progressiva da linguagem e após ter já estar inserido no cotidiano social da comunidade o personagem  pode relatar que quando em cativeiro não tinha noção de sentimentos e nem  pensamentos. Tal situação confirma a importância da linguagem na formação do Ser Humano. A vista disso, entende-se que é o convívio com outros indivíduos que faz o homem ter noção de que é homem. E é com o contraste com os outros que faz o ser compreender mais sobre si próprio, sobre oque ele representa na sociedade. E isso tudo é relevante na construção da linguagem pois ela também é sua expressão e  representação comunicativa. 

     Além disso, é interessante observar a capacidade de se adquirir a linguagem mesmo depois do corpo já estar completamente formado, o que corrobora com outra teoria de Chomsky, que diz que a capacidade de se comunicar é inata ao homem. No entanto esse “gene” da linguagem só se expressa e/ou ativado quando o ser esta inserido em um meio social. Isto é, a linguagem nasce com o contato com outros iguais, mas também  pode existir se um homem se isola de uma comunidade. Como oque  acontece com Robinson Crusoé que sem o convívio com outros humanos, naufrago em uma ilha deserta, continuou a se comunicar com a natureza em sua volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com