TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enigma de Kasper Hauser - Análise

Por:   •  17/8/2016  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Cínthia Soares Manso                                                RA 11080512

Isabella Jacob Barreiro                                                RA 11078012

O Enigma de Kasper Hauser

Resumo e análise

        O filme conta a história de um homem que desde o seu nascimento foi mantido em cativeiro, privado do convívio social e do mundo exterior.

Um homem deixava seu alimento durante a noite e, um dia, leva Kasper Hauser a uma praça e o deixa com uma carta destinada ao capitão da cavalaria, contando ligeiramente sua trajetória de vida.

Kasper logo atrai olhares curiosos por seu comportamento incomum e, posteriormente, é acolhido por uma família onde é iniciado seu processo de socialização.

Ao passo que era auxiliado por alguns, era visto como um ser anômalo e fora até atração de circo, juntamente com um anão, um índio e uma criança autista.

Depois de muitos esforços para integrar Kasper na sociedade, ele aprendeu a falar, tocar instrumentos entre outras atividades. Isso culminou no seu desenvolvimento mental, fazendo com que ele tivesse seus próprios questionamentos sobre o mundo.

O filme acaba quando o personagem principal é assassinado por alguém de identidade desconhecida. Após sua morte, continuou a ser alvo de curiosidade e seu cérebro foi estudado, a fim de se obter informações biológicas sobre seu comportamento.

Segundo o texto de Ralph Linton, “O indivíduo, a cultura e a sociedade”, um consenso sobre a conduta e a opinião constitui um padrão cultural que possibilita prever comportamentos numa determinada situação. Aqueles que fogem desse comportamento são vistos como esquisitos.

Padrões culturais geram segurança sobre a aprovação de indivíduos na sociedade. Uma vez que indivíduos não correspondem a esse padrão, são vistos pelos demais com curiosidade, insegurança e até medo, e é então exercida uma pressão social para que esses indivíduos se adequem, que é o que ocorre com Kasper.

No filme vemos claramente a dificuldade que a sociedade tem em aceitar um indivíduo diferente dos padrões culturais vigentes, não medindo esforços para moldá-lo nesses padrões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com