TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercicio de Sociologia

Por:   •  21/11/2017  •  Artigo  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1][pic 2]

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

DISC: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA

                   PROF. ERIOSVALDO LIMA BARBOSA

ESTUDO DIRIGIDO

KÁTIA REGINA FERREIRA SOUSA

TERESINA-PI

2015

  1. APÓS ASSISTIREM AO FILME CRASH NO LIMITE, DEMONSTRAR EM QUE CENAS OCORREM OS TIPOS DE AÇÃO SOCIAL, ESTUDADAS EM SALA DE AULA, SEGUNDO WEBER.

A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros. Pode ser dividida em quatro ações fundamentais:

  1. Ação social racional com relação a fins: a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim.

  2. Ação social racional com relação a valores: não é o fim que orienta a ação, mas o valor seja este ético, religioso, político ou estético.

  3. Ação social afetiva: a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc...

  4. Ação social tradicional: que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. 

Então, levando em consideração todos esses conceitos, podemos afirmar que o filme Crash no limite contém vários exemplos de ações sociais. Como exemplo da ação social racional com relação a fins, podemos citar a cena em que o policial entra em conflito com o negro que está no carro. Quando o negro coloca a mão no bolso, o policial reage atirando, pois pensa que o negro atiraria nele também. Porém, o negro tira do bolso o mesmo santo que está no painel do policial, tentando mostrar que eles pertencem à mesma crença. Também é possível observar este comportamento na filha do Persa, que compra munição artificial no lugar da munição letal, já desconfiando que o pai iria em algum momento cometer algum ato insano com a arma.

Como exemplo da ação social com relação a valores, podemos citar a cena que o policial, mesmo repudiado pela mulher, continuou seu serviço até deixa-la sã e salva, ou seja, ter o seu dever cumprido. Também podemos observar essas características na cena em que o negro coloca o santo no painel do carro acreditando que se o santo estivesse ali o carro estaria sendo abençoado.

Com relação à ação social afetiva, é possível observa-la na cena em que o Persa vai atrás do rapaz que consertou sua fechadura, atrás de vingança por ter tido a sua loja destruída e o seguro não ter coberto nada. Ao ir atrás, a filha do rapaz se joga na frente do pai com o intuito de protegê-lo, já que está com a capa impenetrável, então a bala não iria atingir nenhum dos dois (fato esse que pode ser atribuído à ação social de valores, já que a garota acredita no poder da capa), mostrando assim uma ação social afetiva, onde não importa o resultado, e sim a ação. Outra cena que pode servir como exemplo, é a que o policial revista a mulher do ator, onde ele se aproveita da situação sem pensar nas consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com