TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamente Weber

Por:   •  4/6/2020  •  Resenha  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

Em 1864 nasce Max Weber, na cidade de Erfurt Reino da Prússia. Suas principais influências intelectuais foram predominantemente alemãs, seu ponto de vista foi pautado em correntes de pensamento derivados de momentos marcantes da história, da economia, da jurisprudência, da sociologia e da filosofia. As duas primeiras obras de sua autoria não são tão relevantes   pelo   conteúdo,  mas   pelo testemunho   da   linha  de evolucão intelectual do próprio, onde   se   manifesta   a   análise   da   natureza   da  iniciativa capitalista e das características presentes no cenário específico do capitalismo do ocidente europeu. Já nesta época analisava as relações do trabalho e desenvolvia teorias de como essas relações iriam se desenvolver com o passar do  tempo, em um de seus longos estudos sobre o trabalho escreveu sobre o trabalho agrícola na  Alemanha   do   Leste, nele retrata a seguinte situação : O rio Ela corta duas estruturas agrarias diferentes, o leste os Junkers possuía grandes latifúndios organizados em regime semifeudal onde  por sua vez  existiam   trabalhadores contratados aos patrões por contratos   anualmente   com   condições   de   trabalho   alelos   com o período medieval  além de trabalhadores contratados por dia, com condições similares como das industriais, o lado oeste a maioria dos trabalhadores eram compostos por camponeses independentes. Segundo Max Weber os trabalhadores com vínculo contratual não mantém uma relação meramente econômica, uma vez que já  que   se   implicam a de  direitos  e obrigações.

Sua obra “A Ética Protestante e o Espírito Capitalista”, o autor traz um recorte da Europa Moderna: os homens de negócio e proprietários mais importantes do capital, os operários de mais  destaque,   e  pessoas   das   mais altas   qualificações   sendo   na   sua   maioria protestantes. Uma das justificativas são os primeiros centros de desenvolvimento capitalistas do   século   XVI,   serem  de origem   protestantes,   após a  Reforma Protestante o controle da Igreja Católica sobre a vida cotidiana foi removido.

A   Reforma originou   o   luteranismo,  não   podendo   ser   considerado   a   principal   origem   do   espírito capitalista. Martinho Lutero   projetava  vocação a   aspectos   ainda   muito   tradicionais. Weber afirmou a existência de seitas protestantes futuras viriam a introduzir a noção da vocação, classificando-a como atividades profanas a partir de regras morais centrada nos interesses do crente (protestantismo ascético). Ele distingue   no   protestantismo   ascético   as quatro   principais   correntes:   pietismo, calvinismo, metodismo, além de seitas batistas.  No fim de sua obra “A Ética Protestante e o Espírito Capitalista”, o autor sugere a rejeição de esquemas teóricos para interpretação da história, incluindo o idealista e o materialista, já que de nada contribuirão se não utilizadas de modo preliminar, mas sim como conclusão de um trabalho investigativo. Weber mostra  de maneira profunda   esse   ponto   de   vista  em   suas   ensaios metodológicos. No seu primeiro ensaio, é descrita uma crítica a Roscher e Knies.

A partir de Weber, as ciências sociais focam em ideias e fenômenos espirituais,  que formula   características   humanas não   existentes   no   objeto   temático   das ciências naturais. Existe um interesse nas ciências sociais e um interesse pelos problemas práticos, e na busca pôr mudanças sociais desejáveis. O objetivo principal das ciências sociais é o entendimento da originalidade característica da realidade em que se vive. Mesmo Weber já tendo     escrito inúmeras obras, somente em Economia e Sociedade o interesse pela  definição  das  homogeneidade  da   organização econômica e social iniciada, portanto, o interesse pela sociologia. Segundo Weber a sociologia busca pela formação de princípios gerais e conceitos com bases genéricas, ligados a ação social humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com