TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO TRABALHO NA TRANSFORMAÇÃO DO MACACO EM HOMEM

Por:   •  27/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo principal destacar a importância do trabalho, que com o passar dos estudos, observou-se todo o processo pelo qual o homem passou, onde o mesmo criou em sua rotina suas próprias ferramentas, que contribuíram para sua sobrevivência e existência.

O trabalho foi e é requisito básico e fundamental de toda a vida humana. Podemos afirmar que o trabalho desenvolveu as habilidades para criar o homem atual a partir do macaco. Por meio do trabalho conseguimos distinguir também a espécies hominídea dos outros animais. Essa distinção foi o passo decisivo para evolução/transição do macaco em homem. Onde conseguimos visualizar outras características de desenvolvimento do homem, mão, linguagem ou laringe, alimentação, domesticação e a característica evolutiva cultural.

2. O PAPEL DO TRABALHO NA TRANSFORMAÇÃO DO MACACO EM HOMEM

O trabalho foi a primeira característica que foi identificada na espécie hominídea, sendo responsável pela sua evolução. Naquele momento o homem começava a implantar em sua rotina e a produzir sua própria ferramenta, que contribuiu para sua sobrevivência e existência.

O trabalho foi e é requisito básico e fundamental de toda a vida humana. Portanto podemos afirmar que o trabalho criou o próprio homem, que nessa linha de raciocínio desenvolveu suas habilidades para criar o homem atual a partir do macaco. Através do trabalho conseguimos distinguir também a espécies hominídea das outras espécies de animais. Essa distinção foi o passo decisivo para evolução/transição do macaco em homem.

Podemos afirmar que foi através do trabalho que o homem passou a se conhecer, criando situações de sobrevivência e de adaptação de habitat e ao mesmo tempo desenvolvendo meios para superar suas limitações e a cada momento aperfeiçoava suas habilidades. Sendo assim, passamos a entender que sem o trabalho o homem não se desenvolveria e não conheceria sua capacidade e nem a função de cada parte do corpo. A qual deu se ao homem de condição de transformação.

A segunda característica que foi primordial para evolução do homem foi a mão. O homem só conseguiu dominar a natureza através do desenvolvimento da mão, devido ao fato de a mão ajudar o homem a produzir suas ferramentas, ao desenvolvê-la para se adaptar em seu próprio habitat. A mão ainda possibilitou as mudanças necessárias no restante do corpo.

A princípios, os macacos utilizavam as mãos e os pés para se locomover, mas com o passar do tempo foram adotando uma postura mais eretas, esse então foi o passo decisivo para a transição do macaco para o homem, já que o macaco já possuía mãos muito parecidas com a do homem, porém livres, e ele já tinha em suas mãos agilidade e habilidade, e com essa maior flexibilidade, já adquirida transmitia-se por herança e aumentava sua geração.

A terceira característica foi a evolução da linguagem, fez com que o homem do passado começasse/tentasse desenvolver a fala. Para poder se ajudar e fazer suas atividades conjuntas e mostrar asvantagens dessa atividade, o indivíduo foi tendo a necessidade de se comunicar, então dessa necessidade se desenvolveu a laringe. Da mesma forma que se desenvolveu a linguagem, também foi necessário o desenvolvimento gradual de outros órgãose como também o desenvolvimento geral do cérebro.

Assim o cérebro houve um crescente aumento da capacidade de abstração e de discernimento, cada vez maiores, reagiram por sua vez sobre o trabalho e a palavra, estimulando mais e mais o seu desenvolvimento. Quando o homem se separa definitivamente do macaco esse desenvolvimento não cessa demodo algum, mas continua, em grau diverso e em diferentes sentidos entre os diferentes povos e as diferentes épocas. Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com