TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem ” de Friederich Engels

Por:   •  13/4/2017  •  Resenha  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Texto “ O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem ” de Friederich Engels

O texto se inicia afirmando que o trabalho não é apenas responsável pela criação de riquezas, como os economistas afirmam, mais sim, pela criação do próprio homem, pois foi ele que deu origem as transformações ocorridas nos macacos.
Durante centenas de milhares de anos dessas transformações, o corpo dos macacos foram se adaptando e evoluindo. A cada mudança nos seus hábitos, como a saída dos galhos para caminhar no chão, seu organismo sofria alterações baseadas nessas mudanças. Por não usarem mais tanto as mãos para caminhar ao chão, ela passou a ser útil em outros fins, sofrendo mais alterações. O próprio Engels, conclui que nosso corpo não é apenas um órgão de trabalho, mais sim, um produto dele, o que deve ao aperfeiçoamento do corpo adquirindo novas funções e sendo também passadas hereditariamente.
O melhor exemplo dessas mudanças seria o surgimento da linguagem. Os homens, que são sociáveis, em determinada etapa da evolução, sentem necessidade de conversarem uns com os outros, o que deu origem aos órgãos vocais, permitindo o dialogo.
Conforme a evolução era dada, iam se distanciando da animalidade, o homem exercia função sobre a natureza, sempre através do trabalho, visando cumprir objetivos pré-determinados.E essa seria a principal diferença entre o homem e o animal, sendo o homem o agente sobre a natureza, modificando-a, conforme necessidades e vontades, enquanto o animal só aproveita o que a natureza oferece, sem poder modifica-la. Resumindo: o homem domina a natureza e o animal apenas utiliza dos recursos oferecidos.
Mas essa dominação da natureza por parte do homem gera respostas, onde Engels cita alguns exemplos, como os povos da Mesopotâmia, Grécia, Ásia Menor e outras regiões, que, ao desmatarem bosques para cultivar, destruíram reservas da humanidade, sendo responsáveis pelos problemas gerados nesses lugares.Mas os homens aprenderam a prever e a evitar essas respostas da natureza, por meio de novas técnicas. Porem os homens ainda estão longe de prever e evitar as consequências sociais desses atos.
Apesar deste texto ter sido escrito á um tempo atrás, encontramos elementos muito importantes para qualquer estudioso, por tratar de um fator determinante na evolução do ser humano, o trabalho. Levando isso em consideração podemos tirar muitas informações essenciais sobre a tese que Friederich Engels fez dessa evolução.



Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem.

O trabalho é a condição básica e fundamental de toda vida humana, portanto, pode ser afirmado que o trabalho criou o próprio homem. É nessa linha de raciocínio que o texto mostra que o trabalho desenvolveu as habilidades para criar homem atual a partir do macaco.
A princípio, os macacos utilizavam as mãos e os pés para se locomover, mas com o passar do tempo foram adotando uma postura mais ereta, esse foi o passo decisivo para a transição do macaco para o homem, já que o macaco agora tinha as mãos livres ele podia agora adquirir mais destreza e habilidade e com essa maior flexibilidade adquirida transmitia-se por herança e aumentava de geração em geração.
Após desenvolver da mão pelo trabalho, ao multiplicar os casos de ajuda mútua de atividade conjunta, e ao mostrar assim as vantagensdessa atividade conjunta para cada indivíduo foi se criando a necessidade de se comunicarem, então dessa necessidade se desenvolveu a laringe. Da mesma forma que se desenvolveu a linguagem, também se mostrou a necessidade do desenvolvimento gradual do ouvido e assim também o desenvolvimento geral do cérebro está ligado ao aperfeiçoamento de todos os órgãos dos sentidos.com o desenvolvimento do cérebro houve a crescente clareza e aumento da capacidade de abstração e de discernimento, dessa forma surge um homem já completamente separado do macaco inicial e do homem surge a sociedade.
Outro ponto que ajudou o homem nesse processo de evolução foi à diversificação de alimentos, que com o passar do tempo e das necessidades foi aumentando. A alimentação cada vez mais variada oferecia ao organismo novas substâncias, com o que foram criadas as condições químicas para a transformação desses macacos em seres humanos, mas isso não é o trabalho no verdadeiro sentido da palavra, o trabalho começa com a elaboração de instrumentos de caça e pesca que proporcionaram o início dessa diversificação alimentar.
À caçae a pesca veio juntar-se a agricultura, a pecuária e, mais tarde, a fiação e a tecelagem, a elaboração de metais, a olaria e a navegação. Ao lado do comércio e dos ofícios apareceram, finalmente, as artes e as ciências e das tribos saíram as nações e estados. Apareceram o direito e a política e com eles, o reflexo fantástico das coisas no cérebro do homem, como a religião.
Resumindo, só o que podem fazer os animais é utilizar a natureza e modifica-la pelo mero fato de sua presença nela. O homem, ao contrário, modifica a natureza e a obriga a servir-lhe, domina-a. E ai está, em última análise, a diferença essencial entre homem e os demais animais, diferença que, mais uma vez, resulta do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com