TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Trabalho Na Transformação Do Macaco Em Homem

Por:   •  2/3/2024  •  Abstract  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 5

Laura Joaquim de Barros

O PAPEL DO TRABALHO NA TRANSFORMAÇÃO DO MACACO EM HOMEM

Friedrich Engels

O trabalho é a fonte de toda a riqueza. Assim é, com efeito ao lado da natureza, encarregada de fornecer os materias que ele converte em riqueza. O trabalho, porém, é muitíssimo mais do que isso. É a condição básica e fundamental de toda a vida humana. O trabalho criou o ser humano (homem).

Darwin deu uma descrição bem próxima dos nossos antepassados. Eram os antropoídes, que são os primos que chegam mais perto dos macacos, começaram a usar as mãos e os pés de maneiras diferentes, tendo a necessidade de começar a ter mais tarefas como: segurar os alimentos, se segurar nas árvores e construir moradias; fazendo com o que eles fiquem eretos, se transformando de macaco a homem ( humano).

As mãos são livres podendo ser adiquirida a destreza e a habilidade, passando de geração em geração, ela não é apenas um órgão do trabalho, é também produto dele. Unicamente pelo trabalho, pela adaptação a novas funções, pela transmissão hereditária do aperfeiçoamento adquirido pelos músculos, ligamentos e os ossos, atingindo o grau de perfeição que se deu pelas artes e a magia de alguns artistas. Ela não era algo com existência própria e independente, sendo um membro de um organismo íntegro e complexo. O que beneciava à mão também beneciava todo o corpo, obtendo- se dois aspectos muito importantes:

A ação direta - exercida pelo desenvolvimento da mão sobre o resto do organismo. Os homens em formação chegaram a um ponto em que tiveram necessidade de dizer algo uns aos outros, A necessidade criou o órgão: a laringe pouco desenvolvida do macaco foi-se transformando, lenta mas firmemente, mediante modulações que produziam elas mais perfeitas, enquanto os órgãos da boca aprendiam pouco a pouco a pronunciar um som articulado após o outro.

Primeiro o trabalho, e depois dele e com ele a palavra articulada, foram os dois estímulos sob a influência do cérebro do macaco foi- se transformando gradualmente em cérebro humano, que por mais que seja parecido, se supera em tamanho e perfeição. E à medida que o cérebro se desenvolvia, também desenvolvia os órgãos dos sentidos. E a mão foi desenvolvida através do trabalho.

A crescente clareza de consciência, a capacidade de abstração e de discernimento cada vez maiores, reagiram por sua vez sobre o trabalho e a palavra, estimulando o desenvolvimento. Quando o homem se separa definitivamente do macaco o desevolvimento não cessa um grau diverso em diferentes sentidos entre os diferentes povos, diferentes épocas, interrompendo retrocessos de caráter local ou temporário, avançando em seu conjunto de grandes passos, aparecendo a sociedade.

Outra comparação entre os macacos e o ser humano é o trabalho, as manadas de macaco se contentavam em se alimentar em uma área em que as condições geográficas ou a resistência das manadas vizinhas determinavam. Travava lutas para conquistar novas zonas de alimentação. Demonstrando a transfomação gradual das espécies, onde precisam se adaptar a alimentos que não estão habituados, mudando a composição química do sangue, modificando toda a constituição física do animal; as espécies já plasmadas desaparecem; desenvolvendo a humanização. O trabalho começa com a elaboração de instrumentos. São instrumentos de caça e de pesca, também sendo utilizados como armas. Quanto mais o homem em formação se afastava do reino vegetal, mais se elevava sobre os animais. Contribuindo para dar força e independência ao homem em formação.

Com o consumo de carne, houve dois novos avanços: o uso do fogo e domesticação dos animais. Diminuindo consideravelmente o processo da digestão, já que a comida começou a ser levada à boca; já a domesticação, multiplicou as reservas de carne, sendo uma forma mais regular do que a caça. Auxiliou com o leite e seus derivados, tendo o mesmo valor nutricional que a carne.

Com isso, o homem conseguiu viver em qualquer clima. Tendo que se adaptar com o frio e o calor, construindo casas e costurando as primeiras roupas. Surgindo mais trabalho, se distanciando cada vez mais dos animais.

Graças a cooperação da mão, dos órgãos da linguagem e o cérebro, em toda a sociedade, foi aprendido a executar operações mais complexas, alcançando objetivos cada vez mais elevados. O trabalho se diversificou e se aperfeiçoou entre as gerações, trazendo novas atividades como: a agricultura, a tecelagem, olaria, navegação e a elaboração de metais. Também surgiu o comércio, as artes e as ciências; das tribos vieram as nações e os Estados. Apareceram o direito e a política, e com eles o reflexo fantástico das coisas no cérebro do homem: a religião. O rápido progresso da civilização foi atribuído exclusivamente à cabeça, ao desenvolvimento e à atividade do cérebro. Os homens acostumaram-se a explicar os seus atos pelos seus pensamentos, em lugar de procurar explicação para as suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com