TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Filosofia no Trabalho do/a Educador/a

Por:   •  6/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Luiza Helena Ferreira Pinheiro

O PAPEL DA FILOSOFIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO E TRABALHO DO/A EDUCADOR/A

São Luis

2018

Luiza Helena Ferreira Pinheiro

O PAPEL DA FILOSOFIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO E TRABALHO DO/A EDUCADOR/A

Trabalho apresentado para a disciplina de Filosofia da Educação, no curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Profª. Ildete Pinheiro Dominici

São Luis

2018

  1. INTRODUÇÃO

A questão a ser discutida é uma reflexão sobre o papel da filosofia na formação e trabalho do/a educador/a, ou seja, a importância da filosofia na ação escolar dos/as professores/as. Pois é necessário termos a consciência dessa importância na rotina e na participação da realidade social que envolve professores/as e alunos/as, sendo a filosofia um elemento essencial para a leitura e visão crítica da realidade, inconformismo frente o que a sociedade nos impõe ou coloca diante de nós.

  1. EDUCAÇÃO

É o ato de ensinar, por meio de uma ou mais metodologias, que ajudam na formação e desenvolvimento intelectual e ético do indivíduo, colaborando diretamente na sua conduta, através dos costumes, valores, etc.

  1. FILOSOFIA

A filosofia é que nos permite conhecer/observar as coisas de forma questionadora, não se conformando com teorias impostas pelo meio em que vivemos, é tirar nossas conclusões e buscar conhecer a verdade das coisas como realmente são, ou seja, ter um pensamento reflexivo e crítico em relação aos problemas que a realidade vivida apresenta. Em suma, filosofia é o homem/mulher criando consciência da sua própria ignorância.

  1. O PAPEL DA FILOSOFIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO E TRABALHO DO/A EDUCADOR/A

A filosofia, como base questionadora e transformadora, não poderia deixar de exercer enorme influência na educação, tanto formal quanto informal, com isso ela exerce uma reflexão rigorosa, radical e global ou de conjunto sobre os problemas educacionais e a partir dessa reflexão age para mudar realidades e transformar vidas, ou seja, quando o/a filosofo/a reflete sobre educação ele/a deve buscar mudanças, visando à melhor forma de desenvolver o processo ensino-aprendizagem.

Nas relações entre filosofia e educação só existem realmente duas opções: ou se pensa e se reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; ou não se reflete criticamente e opaca o existente na cultura da vida do dia-a-dia – e assim se realiza uma ação educativa com baixo nível de consciência. [...] Filosofia e educação, pois, estão vinculadas no tempo e no espaço. Não há como fugir dessa ‘fatalidade’ da nossa existência. Assim sendo, parece-nos ser mais válido e mais rico, para nós e para a vida humana, fazer esta junção de uma maneira consciente, como bem cabe a qualquer ser humano [...] (LUCKESI, 1995, p.32-33).

A filosofia se mostra imprescindível na formação do/a educador/a, pois oferece a ele/a métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos/as alunos/as. A partir dessa constatação, pode-se dizer também que ela exerce enorme influência no processo de ensino-aprendizagem promovido nas escolas, estimulando a curiosidade, a reflexão e o pensamento crítico dos/as estudantes, sobretudo as possibilidades sobre suas próprias vidas, com a intenção de que os alunos se deem o devido valor, constatando seu potencial e adquirindo autoestima, principalmente nas redes públicas de ensino, onde os alunos já internalizam que devem aceitar a realidade como está imposta sem questionar ou que não têm o poder necessário para transformar o apresentado como imutável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com