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O Pensamento Aristotélico

Por:   •  29/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

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QUESTÃO 1:

A ) Segundo os pensamentos do filósofo Aristóteles, a felicidade é um bem maior que todos nós objetivamos, mas que não está submetida a nenhuma outro fim. Ou seja, enquanto muitos associam a busca pelo prazer como felicidade, Aristóteles afirma que a felicidade é alcançada por aqueles que vivem bem e praticam boas ações.

B ) Para Aristóteles, a verdadeira felicidade é a busca pelo bem supremo. No entanto, as pessoas discordam sobre o real sentido do que seja felicidade. Segundo ele não poderia ser comparada a um sentimento, visto que os sentimentos são sensações momentâneas. Tampouco estaria relacionada a uma vida cheia de riqueza ou que dependesse da aprovação de um terceiro. A verdadeira felicidade se da pelo trabalho que exercemos em nós mesmos e aos objetivos desenvolvidos ao longo do tempo. Assim, é tambem pelo exercício da razão que o homem poderia agir em busca pelo sumo bem, que se da por meio dos bons hábitos.

QUESTÃO 2:

A ) A disposição de caráter é o modo habitual de agir ou reagir a determinadas situações, podendo ser virtuosa ou viciosa.

B ) A mediania é o meio pelo qual o ser humano pode se tornar virtuoso. Tanto o excesso, quanto a falta são vícios, então o meio termo (mediania) se enquadra como virtude.

C ) A mediania em relação a nós é mais voltada a particularidade do sujeito e a ocasião em que ele está vivendo e esta é determinada por um princípio racional do sujeito que sabe escolher com equilibrio.

QUESTÃO 3:

A ) A phronesis é uma virtude moral.

B ) Uma pessoa prudente é aquela que utiliza da phronesis (virtudade de grande importância para a ética em Aristóteles), pois cabe a ela a função de determinar as virtudes morais. Assim, ela guiará o homem para atingir o melhor resultado ou fim em sua ação, já que este estará dotado de equilibrio.

QUESTÃO 4:

 Para Aristóteles tudo tem uma finalidade na vida do homem, mas o prazer não pode ser o fim ultimo do ser humano, pois isso é ínsito dos animais (seres irracionais). No entanto, ele afirma que o prazer e dor são  paixões necessárias para a formação da virtude, visto que esta é a finalidade do homem.

QUESTÃO 5:

A ) O pensamento Aristotélico expõe a ideia de que uma pessoa só pode ser acusada em detrimento do seu caráter e não de sua faculdade ou paixões. Assim, compreende-se que podemos ser censurados por nossos vícios e louvados por nossas virtudes, haja vista que “As virtudes são modelidades de escolha, ou envolvem escolha”.

B ) A formação de caráter de um indivíduo se da na juventude e ocorre por um processo familiar e que posteriormente é exteriorizado na sociedade. Ao ponto em que compreendemos que as paixões são inerentes aos seres humanos, também devemos perceber que o excesso delas se torna um problema, visto que o resultado desta demasia pode ser recriminado. Sendo assim, o ser humano que apresentar a mediania e, portanto, a disposição de caráter, será virtuoso.

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