TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Filosófico

Por:   •  13/5/2017  •  Dissertação  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Forum I

Se traçarmos o conhecimento em uma linha HISTORÍCA, verificamos qua a primeira tentativa ,pelos povos antigos, de explicar a realidade universal foi o conhecimento mitológico . Conhecimento este que  explicava o mundo embasando-se em lendas e crenças. Com o passar dos tempos o conhecimento mitológico começou a ser questionado , por apresentar respostas “ não realistas”. Fato que levou a sociedade ir em busca de outra forma de explicar a realidade , o que abriu portas para o logos, o conhecimento filosófico.

O momento histórico em que o conhecimento filosófico , passou a ser adotado para resolver os problemas da vida está atrelado ao surgimento da pólis ( cidade-estado grega). Pois, baseando –se na ideia de que a politica é discutida com base na razão, os gregos concuiram que isso poderia ser usadota não so na politica , mas também em todas as outras áreas.

Sendo assim , o conhecimento filosófico, baseado na razão, passou a ser utilizado em todas a áreas . Conhecimento este marcado por várias características . Como :

  • Racional : Os conceitos são formados partir de reflexoes , racionais, sobre a realidade.
  • Constantes Questionamentos :
  • Sistemático : Coloca a reflexão como a forma de resolver todas as questões.
  • Não experimental : Não necessita de experimentações para testar a verocidade de sua teoria . sua teroia é baseada em experiências . Sendo assim , esse conhecimento depende da experiência e não da experimentação .
  • Crítico : Todas as informações utilizadas para criar uma teoria devem profundamente serem analisadas e refletidas .
  • Radical : procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.

Pensamento filosófico em relação aos outros pensamentos

O conhecimento filosófico é considerado por muito filósofos como um meio termo entre o teológico e o racional . Assim sendo . o conhecimento filosófico aapresenta algumas diferenças quando comparados co os outros . como por exemplo , quando comparamos ele com o religioso, percebemos que são bem destintos , pois , um elabora todas sua teorias baseados na razão, já o outro elabora sua teoria baseados em princípios religiosos.

Já ao compararmos o filosófico com o cientifico, percebemos que ambos são baseados na razão , e o que difere os dois é que respectivamente , um depende de experienencias e o outro de experimentações .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com