TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Socrático

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 2

Pensamento Socrático

Após a leitura dos discursos de Sócrates

Os pensamentos Socráticos são encontrados através de seus discursos, relatados por seus discípulos.

Sócrates habituou a iniciar seus discursos com uma pergunta, pois acreditava que os diálogos favoreciam a uma verdadeira troca e/ou construção de conhecimento ao invés de uma transmissão e repetição de ideias proposta pelos filósofos sofista.

O método socrático vale da ironia e da maiêutica- principio fundamental do pensamento socrático- que estimula os interlocutores a expor e defender sua opinião, para posteriormente levar a convicção do erro e de toda ilusão de saber, para extrair o conhecimento verdadeiro.

Ironia, ao contrario do sentido atual da palavra, representa um questionamento, com intuito de levar o indivíduo/interlocutor a concluir que seu conhecimento é limitado.

Maiêutica é a arte de fazer nascer ideia. Sócrates, observando o seu cotidiano, faz uma analogia de seu método com a profissão de sua mãe, parteira, dizendo que não cabia a ele “dar à luz”- dar sabedoria- mas apenas ajudar o outro a parir suas ideias, “o parto intelectual”- auxiliar para revelar ao outro aquilo que ele próprio sabia de forma inconsciente-. Com a sistemática de responder uma pergunta com outra pergunta, leva o indivíduo/interlocutor extrair de si mesmo a melhor resposta. Estimula o indivíduo/interlocutor através da analise sintomática de suas respostas, concluir e chegar ao conhecimento verdadeiro de valor universal.

A importância do método socrático é a utilização da técnica de investigação, feita através do diálogo entre o professor e o aluno; onde o professor conduz o questionamento por meio de perguntas, para que o aluno consiga revelar suas contradições baseadas em valores e preconceitos da sociedade, reflita sobre ele e extraia o conhecimento de si próprio , descobrindo seus próprios valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com