TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS, HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS

Por:   •  10/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS, HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS

Acadêmicos¹

 Lucas Rodrigues Ferreira

Tutor Externo²

 Maria Seni Albuquerque Arnold

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O pensar filosófico tornou-se um assunto indispensável no brasil atual, visto que para que tenhamos um crescimento ainda maior e a maturidade da nação é necessária a discussão de ideias e uma reflexão a respeito dos papeis que cada indivíduo deve adotar no ambiente em que se encontra inserido.

Pensar a sociologia e render-se a filosofia, confiar no seu universo reflexivo e questionador e sentir a vida na sua totalidade pensar a sociedade com responsabilidade intelectual a filosofia que herdamos conta com mais de 25 século, onde foi pensada, conceituada, estudada, por inúmeros intelectuais cada um no seu tempo e espaço.

Olhando para a linha pedagógica em nossa sociedade chegamos a um ponto crucial para a construção de uma boa comunicação e linguagem onde ambas são de extrema importância quando o assunto é currículo, definido como uma construção social estando diretamente ligado a um momento histórico de uma determinada sociedade, a partir de realidades diferentes, estabelecendo objetivos em relação aos conhecimentos que se pretendem construir a partir da realidade social.

A educação e uma pratica social que faz parte de todas as sociedades e em todos os tempos históricos os homens desenvolveram formas de educação adequada ao seu desenvolvimento social econômico, político e cultural.

A educação como área de conhecimento cientifico e essencialmente interdisciplinar e, portanto, contém inúmeras áreas do conhecimento especialmente das ciências humanas.

A sociologia e a história da educação contribuem para um olhar sociológico e histórico sobre o fato educativo, entendendo as formas e práticas educativas e como o fenômeno educativo tem sido efetivado nos diversos contextos históricos. Além disso, os conteúdos nos currículos contribuem para a compreensão da realidade educacional no contexto da sociedade brasileira.

“A sociologia da educação se preocupa em reconstruir sistematicamente as relações que existem na pratica cotidiana, entre as ações que objetivam educar e as estruturas da vida social, quer dizer: a economia, a cultura, o arcabouço jurídico, as concepções de mundo os conflitos políticos”. (RODRIGUES, 2007, p.9-10)

“Amai a infância favorecei seus jogos, seus prazeres, seu amável instinto”. (ROSSEAU, 2004, p.62)

Educação é um conceito genérico, mais amplo que supõe o processo de desenvolvimento integral do homem, isto é, da sua capacidade física intelectual e moral, visando não só a formação de habilidades, mas também do caráter e da personalidade social. (ARANHA,1996, p.51)

Os jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar eles mantinham os cursos de letras e filosofia, considerados secundários, e os cursos de teologia e ciências sagradas, de nível superior, para a formação de sacerdotes, no curso de letras estudava-se gramatica latina, humanidades e retorica; e no curso de filosofia estudava-se lógica, metafisica, moral matemática e ciência físicas e naturais. (BELLO, 1998)

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Com base nas pesquisas realizadas através de livros e sites eletrônicos, foi possível concluir que as linhas teóricas da educação são possíveis de analise a partir de referências históricas, filosóficas e sociológicas onde as mesmas permitem a compreensão e organização da pratica educacional, a presença da filosofia em qualquer área do conhecimento é imprescindível, não porque seja obrigatória, mas porque a reflexão filosófica possibilita determinados recursos categoriais que ampliam a nossa compreensão de mundo, por esse motivo e ainda mais importante na área da educação.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com