TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRIMEIROS PASSOS

Por:   •  29/3/2021  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL[pic 1]

CAMPUS DE REALEZA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

EDUARDA CAROLINE GOSTINSKI

FICHAMENTO 2A:

CAPÍTULO 1-PRIMEIROS PASSOS

REALEZA

2021

EDUARDA CAROLINE GOSTINSKI

FICHAMENTO 2A:

CAPÍTULO 1-PRIMEIROS PASSOS

Trabalho apresentado para obtenção de nota, do CCR de Direito e Cidadania, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul.

                                                


Orientador: Prof° Dr.° Emerson Martins

REALEZA

 2021

Referência Bibliográfica:

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 10ª ed. 2008. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. cap. 1-Primeiros Passos, p. 15-84. ISBN 978-85-200-0565-1.

Fichamento:

No Brasil, a construção da cidadania não seguiu uma linha lógica, ainda mais se somar a isso os portugueses que não se importavam com a população analfabeta, que continuava servindo como escrava. Para os portugueses, o Brasil era apenas o seu fornecedor de matéria-prima, a cidadania era negada à quase toda população na época colonialista, e era ainda pior com os escravos negros, situação de desigualdade que perdura até os dias de hoje, com a marginalização e exclusão dessa população, que ainda sofre com o acesso à educação, ao trabalho e à renda. Com o fim do período colonialista, a população estava excluída dos direitos civis e políticos, e sem conhecer o sentido de nacionalidade.

A cidadania está diretamente ligada com a sensação de pertencimento a uma nação, e com a independência brasileira sendo protagonizada apenas pela elite, continuou sendo um fator limitador de direitos civis. A constituição em 1824, regulou direitos políticos, mas ainda excluía as mulheres e os escravos. Os votantes não agiam como parte da sociedade e sim como um escravo, seguindo o que lhe era ordenado.

Os direitos civis estavam na lei, mas fora dela ainda havia desigualdade, com a grande propriedade rural que ficava alheia a força da lei, a escravidão, e um Estado que priorizava o pode privado. Em 1888 a escravidão foi abolida, deixando essa população sem nenhuma ajuda, fato que pode ser visto até hoje, ocupando posição inferior na sociedade, sendo a parcela com menos acesso à educação, piores salários, e baixa perspectiva de ascensão social.

Os direitos civis e políticos eram precários, mas com os direitos sociais a situação era pior. A assistência social, a saúde e a educação estava na mão de particulares e não era oferecida a todos.

O sentimento de cidadania, da população sentir que pertence à nação, teve sua principal mudança com a instauração da República, que após lutas contra inimigos estrangeiros, a guerra, unia todos pelo ideal de defender seu país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (295.6 Kb)   docx (251.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com