TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Origem Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 5

Quando nos acercamos da filosofia nascente, podemos perceber os principais traços que definem a atividade filosófica na época e do nascimento. Como a

• Tendência á racionalidade( pois os gregos foram os primeiros a definir o ser humano como animal racional)

• Recusa de explicação preestabelecida(que cada fato tem uma explicação racional )

• Tendência à argumentação( para oferecer resposta racionais para problemas e dificuldade)

• Capacidade de generalização ( mostra que uma explicação tem validade para validade para muitas coisas diferente, pensamento descobre semelhanças e identidade essa capacidade racional é a síntese, palavra grega que significa “fusão de varias coisa numa união intima para forma um todo” por exemplo o gelo e diferente da neblina que é diferente da corrente do rio que é diferente do vapor de uma chaleira. No entanto, o pensamento mostra que trata do mesmo elemento(água)passando por diferente estados (liquido solido e gasoso)

O Nascimento da Filosofia

• Sentido de nascimento

• Onde e como surgiu

• Origem da filosofia:orientalismo ou milagre?!

Mitos e filosofia

• O que é mito?

• Três maneiras que o mito era narrado:

• Características que distinguem mito e filosofia

Condições históricas para o surgimento da filosofia

Campos de investigação da Filosofia

Os períodos da Filosofia grega

A história da filosofia grega está dividida pelos historiadores em quatro grandes períodos:

Período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C

Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C.

Período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C

Período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século VI d.C.

Período pré-socrático ou cosmológico

Os principais filósofos pré-socráticos foram: Tales de Mileto, Pitágoras de Samos, Zenão de Eléia entre outros.

Principais características da cosmologia

• Era uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte.

• Buscava o princípio natural, eterno, imperecível e imortal, gerador de todos os seres. Não admite a criação do mundo a partir do nada.

Período socrático ou antropológico

Os sofistas (filósofos) mais importantes foram: Protágoras de Abdera, Górgias de Leontini e Isócrates de Atenas.

Características gerais do período socrático

• A filosofia se volta para as questões humanas no plano da ação, dos

comportamentos, das idéias, das crenças, dos valores.

• O ponto de partida da Filosofia é a confiança no pensamento ou no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo.

• A Filosofia está voltada para a definição das virtudes morais e das virtudes políticas.

Período sistemático

Este período tem como principal nome o filósofo Aristóteles de Estagira,

discípulo de Platão.

O estudo das formas gerais do pensamento, sem preocupação com seu conteúdo, chama-se lógica, e Aristóteles foi o criador da lógica como instrumento do conhecimento em qualquer campo do saber.

Aristóteles distingue e classifica todos os saberes científicos, vejamos a classificação dos campos do saber, segundo sua ótica.

• Ciências produtivas: ciências que estudam as práticas produtivas ou as técnicas, isto é, as ações humanas cuja finalidade está além da própria ação.

• Ciências práticas: ciências que estudam as práticas humanas enquanto ações que têm nelas mesmas seu próprio fim.

• Ciências teoréticas ou contemplativas: são aquelas que estudam coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações.

Período helenístico

Último período da Filosofia antiga, quando a polis grega desapareceu como centro político, deixando de ser referência principal dos filósofos, uma vez

que a Grécia encontra-se sob o poderio do Império Romano. Os filósofos dizem, agora, que o mundo é sua cidade e que são cidadãos do mundo.

Essa época da Filosofia é constituída por grandes sistemas ou doutrinas, que predominam preocupações com a física, a ética e a teologia.

Datam desse período quatro grandes sistemas cuja influência será sentida pelo pensamento cristão, que começa a formar-se nessa época: estoicismo,

epicurismo, ceticismo e neoplatonismo.

Principais períodos da Filosofia

A Filosofia na história

Como todas as criações e instituições humanas, a filosofia está na história e tem uma história.

Está na história: a filosofia exprime os problemas e as questões que, em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos diante do que é novo e ainda não foi compreendido. A filosofia procura enfrentar essa novidade oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas, num diálogo permanente com a sociedade e a cultura de seu tempo, do qual ela faz parte.

Tem uma história: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos prosseguem ou, freqüentemente, tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver, seja aproveitando o passado filosófico, seja criticando-o erefutando-o. Além disso, as transformações nos modos de conhecer podem ampliar os campos de investigação da Filosofia, fazendo surgir novas disciplinas filosóficas, como também podem diminuir esses campos, porque alguns de seus conhecimentos podem desligar-se dela e formar disciplinas separadas.

Os principais períodos da filosofia.

.Filosofia antiga (do século VI a.C ao século VI d.C)

Compreende os quatro grandes períodos da filosofia Greco-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico, mencionados no capítulo anterior.

. Filosofia patrística (do século I ao século VII)

Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina no século VII, quando teve início a filosofia medieval.

.Filosofia medieval (do século VIII ao século XIV)

Abrange pensadores europeus, árabes e judeus. A filosofia medieval teve como influências principais Platão e Aristóteles.

.Filosofia da Introdução ou Iluminismo (do século XIV ao século XVI)

Esse período também crê nos poderes da razão, chamado de As Luzes (por isso o nome iluminismo).

.Filosofia moderna (do século XVII a meados do século XVIII)

Abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX e chega aos nossos dias.

Aspectos da Filosofia contemporânea

História e Progresso

O filosofo alemão Hegel afirma que a história é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente históricos. Essa concepção levou á idéia de progresso, isto é, de que os seres humanos, as sociedades, as ciências, as artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo, acumulam conhecimento e práticas, aperfeiçoando-se cada vez, de modo que o presente e superior, se comparado ao passado, e o futuro será melhor e superior, se comparado ao presente.

Os Ideais Políticos Revolucionários

A filosofia apostou nos ideais políticos e revolucionário - anarquismo, socialismo, comunismo- que criariam, graças á ação política consciente dos explorados e oprimidos, uma sociedade nova justa e feliz.

A Cultura

A cultura é a criação coletiva de idéias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesmo o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto, o verdadeiro e o falso, o puro e o impuro, o possível e o impossível, o inevitável e o casual, o sagrado e o profano, o espaço e o tempo. A cultura se realiza porque os humanos são capazes de linguagem, trabalho e relação com o tempo. A cultura se manifesta como vida social, como criação das obras de pensamento e de arte, como vida religiosa e vida política.

Cada cultura inventa seu modo de relacionar- se com o tempo, de criar sua linguagem, de elaborar seus mitos e suas crenças, de organizar o trabalho e as relações sociais, de criar as obras de pensamento e de arte. Cada uma, em decorrência das condições históricas, geográficas e políticas em que se forma, tem seu modo próprio de organizar o poder e a autoridade, de produzir seus valores.

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »