TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de conhecimento na pesquisa cientifica.

Por:   •  19/6/2017  •  Artigo  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Os tipos de conhecimento na pesquisa cientifica.

                                                                                 Maxwell da costa reis

Resumo:

De acordo com Francis bacon, conhecimento é em si poder (1597). Todavia, existem vários tipos de conhecimento, que não se excluem, mas que por vezes se complementam. Nessa perspectiva, a capacidade de conhecer é algo que marca o ser humano tão completamente que o diferencia dos outros seres. Dessa forma, ao se utilizar da razão para a produção e analise de fatos, o homem está se relacionando com os vários tipos de conhecimento (científico, filosófico, mitológico, empírico e teológico) .Essa relação é muito importante, uma vez que cada vez mais é cobrado e valorizado o conhecimento na sociedade atual.  

Palavras chaves: Poder, conhecimento, razão.

Summary:

According to Francis Bacon, knowledge in itself power (1597). However, there are various types of knowledge, which are not excluded but sometimes complement each other. In this perspective, the ability to know is something that marks the human being so completely that differentiates him from other beings. Thus, in using reason for the production and analysis of facts, man is relating to the various types of knowledge (scientific, philosophical, mythological, empirical, and theological). This relationship is very important, since each time More is charged and valued knowledge in today's society.

Key words: Power, knowledge, reason.

1-Introdução:

O conhecimento possibilita a pessoa realizar diversas tarefas, e na atualidade, ao ser utilizado para o desenvolvimento humano por meio da tecnologia, por exemplo, ele tem sido um grande trunfo individual e coletivo. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas de conhecimento, por meio de conceitos e citações, afirmando a importância de cada uma dessas formas.

2-Tipos de conhecimentos:

2.1: Conhecimento cientifico:

Esse conhecimento surgiu da necessidade que homem tem de entender o funcionamento fenômenos naturais de maneira objetiva baseada em uma experimentação. Para tanto, desenvolveu-se o método cientifico que visa dar um maior rigor no processo de formação do conhecimento. Nesse método, existem passos que devem ser seguidos, como a observação dos fenômenos, o levantamento de hipóteses, experimentação, analise dos resultados, verificação das hipóteses e formulação de leis gerais. Esse método propõe não só a busca pelo conhecimento, mas uma investigação objetiva a respeito de todos os elementos que interferem no fenômeno, acrescentando em muito o conteúdo do pesquisador.

2.2-Conhecimento mitológico:

Nesse tipo de saber, que foi predominante nos períodos da antiguidade clássica, as pessoas observavam o fenômeno e faziam uma narrativa para ilustrar como ele se processava. Dessa maneira, essas narrativas dispensavam verificação cientifica, sendo desenvolvidas com base na imaginação e na observação dos fatos. Com isso, a sua veracidade em relação à gênese do fenômeno é questionável. Entretanto, ele foi importante para o amadurecimento intelectual dos homens, uma vez que ele foi uma das primeiras tentativas de se analisar e levantar explicações a respeito dos acontecimentos naturais.

2.3-Conhecimento filosófico:

      Esse conhecimento tem suas raízes fincadas próximo à mitologia. Entretanto, sua evolução foi acompanhada de um aprofundamento das discussões, com destaque para o uso da razão. Contudo, esse ele dispensa verificação cientifica, tendo em vista que o seu objeto de estudo não é material. Esse objeto está ligado ao pensamento, às questões humanas e seus derivados. Ele também apresenta métodos, como o da ironia e da maiêutica de Sócrates, que confrontava o saber de certas verdades tidas como inrefurtáveis.

2.4-Conhecimento teológico:

O conhecimento teológico advém de uma matriz semelhante a do mito, pois ele atribui a existência de seres divinos. Em contrapartida, no teológico, observa-se uma que existe algo a mais, a fé. Esse elemento guia os indivíduos na aceitação dos dogmas impostos pela religião, uma vez que suas proposições não são passiveis de demonstração. Muitas vezes, além de sujeitos para transmissão desse conteúdo, têm-se livros sagrados que vão dar bases para os seguidores, como a bíblia. Além disso, o conhecimento teológico está diretamente relacionado com a idéia de religião, assim definida:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com