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PARALELO ENTRE A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMÁS DE AQUINO

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  729 Visualizações

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ELIANA SANTOS DA SILVA

PARALELO ENTRE A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO

E SÃO TOMÁS DE AQUINO

SEMINÁRIO BATISTA LOGOS

São Paulo – 2017

ELIANA SANTOS DA SILVA

PARALELO ENTRE A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO

E SÃO TOMÁS DE AQUINO

Trabalho apresentado ao curso de

Licenciatura em Filosofia do Seminário

Batista Logos – SBL, como requisito parcial

para a obtenção do título de licenciada.

Orientador: Prof. Sergio Zabotto

SEMINÁRIO BATISTA LOGOS

São Paulo – 2017

Agostinho de Hipona – Santo Agostinho

Agostinho de Hipona, conhecido como Santo Agostinho, nasceu em 354 na cidade de Tagaste,

África. Filho de Mônica e Patrício. Sua mãe foi uma cristã e seu pai um pagão que se converteu

ao cristianismo no leito de morte.

Agostinho foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do

cristianismo e suas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e

filosofia ocidental.

Santo Agostinho ensinou retórica nas cidades italianas de Roma e Milão. Nesta última cidade

teve contato com o neoplatonismo cristão.

Viveu num monastério por um tempo. Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona (cidade

do norte do continente africano). Escreveu diversos sermões importantes.

Agostinho faleceu em 28 de agosto de 430 d.C., em Hipona - Argélia.

Tomás de Aquino

Tomás nasceu em 1225, em Roccasecca, no condado de Aquino do Reino da Sicília

(atualmente na região do Lácio, na Itália). De acordo com alguns autores, nasceu no castelo de

seu pai, Landulfo de Aquino. A mãe de Tomás, Teodora, era do ramo Rossi da

família napolitana dos Caracciolo.

Tomás um frei católico, filósofo e teólogo italiano da Idade Média, da Ordem Dominicana Foi

santificado pelo de Aquino) foi Papa João XXII. É o autor da “Suma Teológica” onde faz uma

clara exposição dos princípios do catolicismo

Tomás de Aquino tem importância fundamental para o pensamento filosófico e teológico do

ocidente.

O conjunto de livros é uma das obras centrais da literatura ocidental, além de ser o

sustentáculo do Tomismo - corrente filosófica que tem as teorias de Tomás de Aquino como

substrato.

O Tomismo foi um dos argumentos usados pela igreja católica para reafirmar a fé cristã,

principalmente na Contra Reforma, que tinha a intenção de combater o protestantismo

na Europa. Tomás de Aquino foi considerado doutor da igreja católica e príncipe da

escolástica.

Tomás de Aquino faleceu em 07 de março de 1274, na cidade de Abadia de Fossanova,

Itália.

Paralelo entre Santo Agostinho e São Tomás Aquino

A relação entre fé e razão remete a origem da filosofia, ligação entre filosofia e mitologia.

Durante a idade média com o desenvolvimento da igreja católica, a filosofia e a religião

acabaram se combinando de uma forma extremamente diferente.

Agostinho, conhecido pelos católicos como Santo Agostinho, cuja base filosófica era o Platão,

escreve por volta do século V, momento que a igreja começa o processo de consolidação e vai

na filosofia dele usar o Platão como algo a ser admirado.

Para Agostinho, Platão é alguém que preparou a alma humana para poder entender Jesus Cristo,

ou seja, ele vai cristianizar as ideias de Platão, fazendo o chamado Platonismo Cristão,

tendência filosófica no qual existe a contemplação de um ser maior, que é Deus; e o mundo das

ideias do Platão vai ser resignificado nesse contexto cristão.

Esse Platonismo nas ideias de Agostinho é importante para perceber que nesse autor teremos

uma predominância mais da fé do que da razão.

Razão – forma de se interpretar dos filósofos

Fé – a forma de se buscar a verdade através do cristianismo

É possível conciliar a fé e a razão, desde que a fé supere a razão.

Frase de Agostinho de Hipona que explica o pensamento: “Creio em tudo que entendo, mas

nem tudo em que creio também entendo”. Isso quer dizer: estou conciliando fé e a razão, mas

a fé supera a razão.

A crença a partir da fé não tem como chegar a uma explicação.

Agostinho não era católico. Ele só se tornou católico a partir de 30 anos de idade e quem o

auxilia é um bispo chamado Ambrósio; ele que levou Agostinho para o catolicismo e as ideais

Platônicas ou o chamado NeoPlatonismo.

Nesse momento, a filosofia é influenciada pela Patrística, movimento/período que os padres

são letrados e são professores, ou seja, os que detém o conhecimento e eram responsáveis pela

educação, pelo direcionamento intelectual. Na Idade média até mesmo os nobres eram

analfabetos.

No momento em que Agostinho se torna cristão ele também se torna um filósofo Platônico, e

isso quer dizer que temos uma adaptação das ideias de Platão às concepções religiosas.

Ideia do Mito da Caverna – algumas pessoas estão presas na caverna e tudo que veem são

sombras, reflexos e são imagens desconfiguradas, não reais, não representam a verdade em si,

mas quando o indivíduo sai da caverna ele encontra o sol e consegue visualizar as imagens

perfeitas e conhece a verdade.

Agostinho traz a ideia do mito da caverna, do mito do sol para a realidade, para o pensamento

cristão, através da teoria da iluminação. O sol que leva a verdade, na teoria da iluminação, é

Deus, então se o homem quiser saber a verdade ele precisa se aproximar de Deus. Isso quer

dizer que o homem sozinho não é capaz de alcançar a verdade e nem sequer a razão. Então para

conciliar a razão e a fé e viver mais a fé do que a razão, a primeira coisa a fazer é se aproximar

mais de Deus, o que na Idade Média é chamada de conversão.

Por volta do século X surge um período chamado Escolástica, vem da ideia de escola. Naquele

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