TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão e o conceito de anel de giges

Por:   •  29/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Alunas: Camila Cristina da Cruz

Josiane do Belém Pereira

Tatiane Zarembski

Professor: Leandro

1ª Ano Serviço Social

Disciplina de Filosofia

Platão e o conceito de Justiça segundo o anel de Giges.

               Platão vê o conceito de justiça baseado no mito do anel de Giges, que relata sobre um homem comum que ao encontrar um anel, descobre que pode ter o poder da invisibilidade, o que assim lhe permitiria cometer qualquer tipo de injustiça ou ate mesmo crime sem ser descoberto, muito menos punido.

               Assim, Platão desenvolve a teoria que a justiça esta tão somente baseada no medo da punição, e que qualquer pessoa se tivesse como cometer uma “injustiça” sem ser punido o faria, sem pensar duas vezes. Ele explica em sua teoria de que o homem só e “bom” e não comete crimes por medo das consequências de seus atos.

               E se não existisse leis, regras e punições, a sociedade seria provavelmente um caos, em um mundo onde só há injustiça, quem fosse justo não sobreviveria. Mais entramos em outra questão, será que em um mundo sem leis uma pessoa poderia ser justa tão somente por uma crença, por uma religião, na qual não seria punido em vida mais sim após sua morte, por uma justiça divina, pensando por esse lado também chegaria à conclusão de que o homem não estaria cometendo um crime, tão somente por medo, agora um medo baseado em uma crença. Para Platão o simples medo não era bom, não fazia sentido uma justiça submetida a uma crença, paixão ou o medo da punição como no mito do anel de Giges. Para ele a justiça deve vir da razão, seria uma espécie de virtude, o medo da punição não deve ser considerado, ou seja, justiça e virtude tem que caminhar juntas. O homem tem que fazer o bem baseado em sua virtude em sua índole e não somente por medo de represálias.

               Acreditamos que regras, leis, punições, estão ai para controlar o povo, são normas de um bom convívio, porque realmente se existisse um anel de Giges, poucas pessoas teriam á virtude de usá-lo somente para o bem, se é que poderia ser usado para o bem.

               Se nos dias atuais já esta difícil de viver em sociedade, imagine como seria um mundo onde não existisse punição, certamente já estaríamos extintos, Platão não esta errado em sua teoria mais se pensarmos bem, é bom que as pessoas tenham “medo” por quaisquer que seja o motivo, pois o ser humano é muito contraditório, e seria impossível se basear ou crer somente na “virtude” de uma pessoa.

               

               

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com