TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a Questão.

Por:   •  30/3/2016  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.348 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Regiane Viscaino                   R.A: 6446306286

Psicologia 7º Semestre                       Estágio Básico III- Educacional e Escolar

Resenha: Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a Questão.

Referência Bibliográfica

BARBOSA, Deborah Rosária; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicol. Esc. Educ.,  Maringá ,  v. 16, n. 1, p. 163-173, June  2012 .   Available from . access on  10  Mar.  2016.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100018.

O artigo aqui abordado, fruto da tese de doutorado das autoras retrata a história da Psicologia Educacional e Escolar, suas nomenclaturas e seus processos históricos. Trazendo para a discussão quais as diferenças epistemológicas destas, abordando os campos de atuações e as diferenças nas teorias e práticas.

Subdivide-se em suas onze paginas em: resumo em língua estrangeira e vernácula, introdução, Psicologia educacional ou Escolar: uma questão de nomenclatura, considerações finais e referências.

A Psicologia Educacional e escolar tem uma longa trajetória que traz consigo dúvidas sobre as nomenclaturas e dúvidas também sobre os espaços de atuação. Falar de Psicologia Educacional, segundo Barboza e Souza (2012) muitas vezes pensavam em teoria enquanto, a Psicologia Escolar era vista como uma área de atuação. Assim, não acreditava que estas seriam relacionadas em si.

Ao percorrer a história da Psicologia Educacional e Escolar nos deparamos com a influência dos jesuítas onde sem ser nomeada como Psicologia da Educação já existia ações que muitos se associavam a Psicologia Educacional  embora , as autoras Barboza e Souza (2012) relatam que sua nomeação aconteceu nos fins do século XIX e inicio do século XX.

Falar de Psicologia escolar e Educacional hoje é associar ao papel de atuação qual o profissional queira atuar, independente da nomenclatura é importante que esteja sempre em pauta o processo histórico que se enquadra nestas áreas de atuação, para que, segundo as autoras Barboza e Souza (2012), possa se entender o campo multifacetado para que assim possa-se compreender as mudanças necessárias para o futuro da profissão.

A leitura do artigo faz-se necessário para compreender os caminhos pelos quais a Psicologia caminha para implantação de suas áreas de atuação. Compreender o papel da Psicologia Escolar e Educacional no contexto histórico qual se insere nos aproxima da importância da Psicologia ocupar diversos espaços sociais.

As autoras: Deborah Rosária Barbosa é professora Doutora da Universidade de Mogi das Cruzes e Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifica Universidade Católica de Campinas. Marilene Proença Rebello de Souza é professora Livre-Docente da Universidade de São Paulo e Coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Regiane Viscaíno, aluna do 7º semestre de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera- Leme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com