TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE O TEXTO “TEORIAS ÉTICAS”

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  3.721 Visualizações

Página 1 de 2

UNICRUZ – UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

NOME: GIULIANO MARTELLI FAGUNDES

QUESTÕES SOBRE O TEXTO “TEORIAS ÉTICAS”

1. Ao analisar a virtude, o que  Aristóteles entende por justo meio?

        Aristóteles entende por justo meio aquilo pelo qual toda a virtude é boa quando controlada no seu excesso e na sua falta. Entretanto, Aristóteles adverte que não é fácil determinar-se o justo meio, nem quais são seus extremos. ou seja, agir virtuosamente, ou seja, agir de acordo com o justo meio é agir virtuosamente, entre dois extremos, que é a teoria mediania.

2. Explique qual o sentido da frase de Epicuro: "Chamamos ao prazer principio e fim da vida feliz".

        O sentido da frase de Epicuro é que os prazeres do corpo são causas de ansiedade e sofrimento, por isso, para que a alma permaneça imperturbável, é preciso aprender a gozar os prazeres com moderação e desprezar os prazeres materiais e, ainda que o prazer seja o bem primeiro e inato do ser humano, nem sempre é escolhido por ele qualquer tipo de prazer, por isso o prazer é o início e o fim da vida, pois é o primeiro bem que o ser humano descobre e o bem pelo qual o ser humano morre, quando em excesso.

3. Usando os conceitos de Espinosa, esclareça a frase do filosofo e explique em que ela é inovadora no seu tempo: "O desejo que nasce da alegria é mais forte do que o desejo que nasce da tristeza".

        Contra uma paixão triste, só pode agir uma paixão alegre. A razão não age sobre os afetos. Portanto só uma paixão alegre (e não a razão) pode combater as paixões nascidas da tristeza.

4. Explique o que Kant entende por autonomia e heteronímia, no campo da moral.

        Kant designa a autonomia como a independência da vontade em relação a qualquer desejo ou objeto de desejo e a sua capacidade de determinar-se em conformidade com uma lei própria, que é a da razão. Kant contrapõe a Autonomia à heteronímia, em que a vontade é determinada pelos objetos da faculdade de desejar. Os ideais morais de felicidade ou perfeição supõem a heteronímia da vontade porque supõem que ela seja determinada pelo desejo de alcançá-los e não por uma lei sua.

5. Em que consiste o procedimento genealógico levado a efeito por Nietzsche?

        O procedimento genealógico levado a efeito por Nietzsche consiste no método de investigação sobre a origem dos valores, já que, para ele, os valores não existiram desde sempre. Esse método mostra as lacunas sobre os valores, permitindo que alguns valores predominassem sobre outros, tornando-se conceitos abstratos e inquestionáveis. É através desse método que Nietzsche descobre a diferença entre os valores de certas classes para com outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com