TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo texto Teoria das Relações Internacionais

Por:   •  28/5/2017  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  1.869 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo texto Teoria das Relações Internacionais.

Ideia central do texto: Apresentar a aplicação do método de estudo das RI.

A análise das Relações Internacionais como método de estudo assim como as demais ciências não se restringe a uma única vertente, gerando diferentes métodos de análise, não definida como um objeto de estudo único e nem por um campo de estudo definido questiona-se a veracidade de seu estudo como teoria.

O objeto de estudo abarca todas as áreas que tenham algum impacto sob o cenário internacional, a princípio tendo seu início na diferenciação do direito nacional, que é tido pela norma aplicada a indivíduos de um mesmo Estado por exemplo, e do direito internacional, quando algo atravessa as fronteiras de seu Estado tendo respeito a outras nações se tem o “Internacional”, o “direito que rege as relações entra os soberanos”.

O cenário internacional começa a tomar forma após a Paz de Westfália, consagrando o Estado como forma privilegiada de organização política, marcado pelo princípio de soberania externa “nenhum Estado reconhece autoridade acima dele e todo Estado reconhece outro Estado como seu igual”, e de soberania interna “todo Estado dispõe da autoridade exclusiva sobre seu território e sobre a população que nele se encontra, e nenhum Estado se imiscui nos assuntos internos de outro Estado”. Para concretização das relações internacionais, é preciso o reconhecimento da existência de determinados grupos sociais baseados territorialmente, com suas políticas e em relação uns aos outros, representando por uma figura soberana, que reivindica e evidencia o pertencimento a determinada superfície terrestre delimitada por fronteiras.

Assim a ideia de controle total que possuí cada Estado salienta o não reconhecimento de algo acima do próprio, seguindo Hobbes, exercendo o seu estado de natureza como a ausência de um “poder comum”, as nações se encontram no sistema internacional em um estado de anarquia.

No pós Primeira Guerra a disciplina tem como foco a paz entre os Estados. Atualmente as relações internacionais se dão a partir dos assuntos para além do Estado em escala individual, seja política ou outra.

As relações entre nações já existiam a muito tempo, mas o que se funda como teoria deve ser baseado em “raciocínio logico e confrontação empírica”. Existem duas grandes concepções que expliquem a significação de algum fenômeno internacional, que compara o estudo ao das ciências naturais, estimando que as relações internacionais são tomadas por causa “objetivas e existentes”, independentemente de ser consciente ou não, provocando causas e efeitos. A outra concepção “compreensiva”, diverge da comparação aos estudos naturais, visto que comparado as ciências sociais que se inserem em um contexto especifico podendo, podendo ser interpretado e significado a partir de seus próprios atores. Em relação ao mundo e como é visto, as duas concepções coexistem visto que cenário também conta com atribuições pela mídia assim como pelo senso comum.

  • Na concepção de Morgenthau as relações se dão entre Estados

Os Estados buscam poder deferentemente Aron que tem uma concepção de busca em prestigio.

  • Analise e compreensão ontológica das RI (englobando assuntos mais particulares socialmente)
  • Como fato ontológico o sistema internacional é considerado anárquico

  • Na concepção realista o sistema internacional não possui hierarquia
  • Ontologia (do ser), Epistemologia (meio, como), metodologia (dados quantitativos e qualitativos), normativa (relação sujeito mundo)(epistemologicamente de que forma será feito)
  • Produção de conhecimento subjetivo
  • Construção teórica afim de compreender a realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com