TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto teoria crítica da família

Por:   •  11/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.834 Palavras (20 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 20

Texto: teoria crítica da família

O que é família?

Para entender o significado do conceito família é necessário acabar a aparência de naturalidade existente percebendo que a criação humana é mutável.

Murphy analisa que o grupo formado por marido, mulher e filhos é uma unidade de reprodução, herança e descendência. Devemos compreender que a família não é uma instituição natural ela assume configurações diversificadas em torno de uma atividade de base biológica de reprodução.

O modelo nuclear de família só se consolidou no século XVIII, então se pode dizer que a mutabilidade é uma característica do grupo familiar.

Para Young e Willmot acreditam que a história da família é feita em estágios, no primeiro a família era uma unidade de produção, o segundo estágio é definido pela ruptura com a Revolução Industrial e a venda da força de trabalho, o terceiro estágio a família é a unidade de consumo.

Áries descreve a família como nuclear na relação pai, mãe e filhos com combinação de autoridade e amor paternal. Mostrou que a família moderna trouxe um conjunto de novas atitudes em relação as crianças.

Na aristocracia a família visava a transmissão da vida, a conservação dos bens, a prática de um ofício, ajuda mútua e a proteção de honra e da vida em caso de crise.

Como Áries, Poster mostra que famílias aristocráticas atribui-se pouco valor à privacidade, domesticidade, cuidados maternos, amor romântico e relações íntimas com as crianças.

Família camponesa:tinha traços com a aristocracia, a unidade básica da vida camponesa era a aldeia, a privacidade aqui era desconhecida e sem valor.

Família burguesa:o padrão emocional é definido pela autoridade, usos de ameaça e retiradas de amor, titulo de punição.

Pôster analisa a família trabalhadora que o lar proletário era um “ninho de domesticidade”, as condições de vida eram precárias e para garantir sobrevivência se fazia necessário que todos os membros trabalhassem, família que cada vez mais se parecia com a família burguesa.

Donzelot diz que a família burguesa se consolida no final do século XVIII.

Habermas descreve sobre a privatização da vida familiar através da transformação das residências a partir do século XVII (além de grandes salões, cada membro ganha seu espaço dentro da casa com a divisão de quartos, sala de jantar, sala de visitas, cada um ganha um grau de privacidade e intimidade.

A medicina junto com o Estado intervém nas famílias através das mães valorizando a criança, o núcleo conjugal e espaço privado.

A família pode variar de acordo com as multiplicidade de dimensões.

Diversidade Conceitual

Talcott Parsons a família como uma agência socializadora primária das crianças e a estabilização das personalidades adultas da população. Propõe o estudo da família nuclear como um grupo-tarefa na qual os membros adultos desempenham papéis altamentes diferenciados, assimétricos e complementares o que possibilita modelos masculinos e femininos claramente definidos.

O funcionalismo acentua a importância da criança nos primeiros estágios de desenvolvimento uma relação especial, íntima e intensa com a mãe. Ocorre um isoladamente da família nuclear moderna acentua o peso do papel da mãe.

Goode afirma que quando o sistema econômico se expande devido a industrialização os padrões familiares se modificam: os laços de família multiplicada se enfraquecem, os padrões de linhagem dissolvem e uma tendência para certa forma de sistema conjugal começa a aparecer, ou seja, a família nuclear torna-se uma unidade de parentesco mais independente, o autor lembra um lado funcionalista e diz que a família conjugal deve ser vista como um tipo ideal, no sentido weberiano do termo.

No marxismo a família não é um tema privilegiado, diz que a reprodução dos seres humanos se dá por suas relações com o sistema de produção. Segundo a vertente do marxismo a família seria um grupo social voltado para a reprodução da força de trabalho, no qual os membros do sexo feminino se encarregariam da produção de valores de uso na esfera privada, cabendo aos homens a produção dos valores de troca através da venda da sua força de trabalho no mercado. Dentro dessa ótica a família era uma instituição mediadora entre mercado de consumo e o de trabalho. Muitos anos mais tardes voltou-se ao tema família pelas mãos do feminismo.

Mitchell faz crítica a Engels pois reduz o problema das mulheres a sua capacidade de trabalho, sem levar em conta o elemento biológico a função materna. As estruturas-chaves seriam: a produção, a reprodução, a sexualidade e a socialização das crianças.

È o papel das mulheres na família que faz com ela participe de 3 estruturas diferentes: reprodução, sexualidade e a socialização das crianças. A família necessita ser analisada com a combinação dessas estruturas.

Escola de Frankfurt tenha uma linha oposta ao funcionalismo, critica o papel conservador desse grupo social (família) e o elemento de dominação dele, cujo mecanismo central e a autoridade do pai sobre o filho.

Agnes Heller traz a tona pensar a família como agência de reprodução ideológica, ou seja, é na vida cotidiana que o homem desenvolve suas ideias, atos, relações, se desenvolve.

Vida cotidiana: é um conjunto de atividades na qual o homem tem a possibilidade de se reproduzir socialmente.

Antropologia surgia para desnaturalizar e desuniversalizar a família.

Família é um grupo social concreto e o parentesco é uma abstração (uma estrutura formal que resulta da combinação de 3 relações: relação de descendência (entre pais e filhos que é bilateral), a de consanguinidade (entre irmãos) e a de afinidade (que se dá pelo casamento). O casamento legitima a relação com os filhos. A antropologia permite pensar a variabilidade, a desuniversalização e a desnaturalização da família e também a decomposição das relações nela envolvidas. A antropologia pensa a família como um grupo de procriação e de consumo, local privilegiado no qual ocorre a divisão sexual do trabalho (ocorrendo o grau de autonomia e subordinação da mulher).

Na antropologia a família tem regras proibitivas de relações sexuais entre parentes próximos, divisão do trabalho baseada no sexo e casamento como instituição socialmente reconhecida estabelecendo as bases da paternidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com