TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto: Teoria do Construtivista

Por:   •  19/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do texto: Teoria do Construtivista

O texto tem como objetivo trazer as ideias de Piaget e Vygotsky em torno do construtivismo sendo ele os fundadores dessa teoria que consiste em pressupor que o conhecimento se dá através das interações sociais com  o meio logo cada aluno constrói o seu próprio aprendizado em um processo de dentro para fora.

Piaget se interessou por estudar o desenvolvimento do conhecimento dos seres humanos  pautando  seus estudos na sua ciência a Epistemologia Genética que se fundamenta nos estudos sobre a formação lógica do conhecimento, de como o conhecimento passa para um conhecimento superior.

Piaget pautado nos seus estudos desenvolveu os 4 estagio do desenvolvimento genético cognitivo a qual ele mesmo nomeia de fase da transição sendo eles;

• Sensório-motor (0 – 2 anos);

• Pré-operatório ( 2 – 7 anos);

• Operatório-concreto ( 7 – 12 anos);

• Operatório Lógico-Formal (12 – 16 anos);

Cada estágio do desenvolvimento retrata um processo de aprendizagem que o sujeito passa em cada etapa da sua vida , partindo do  nascimento,  cada aprendizagem se dá a partir do meio externo cada estagio antecede o outro, cada um com um desenvolvimento a se concretizar construído numa interação entre o meio e o indivíduo.

Para compreender esse processo do desenvolvimento do conhecimento é necessário compreender alguns conceitos que compõem a teoria Piagetiana descritas logo abaixo;

 

                                              Organização:[pic 1]

                                              Adaptação:[pic 2]

Conceitos Básicos                 Assimilação e Acomodação:[pic 3][pic 4]

                                               Esquema:

        A organização é um ponto de partida do indivíduo sobre o objeto de conhecimento sem ela não acontece a assimilação e acomodação; na adaptação o individuo  modifica o meio e é também modificado por ele; na assimilação e acomodação segundo Piaget  é” ... uma integração à estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação.”; o Esquema são estruturas intelectuais que organizam os eventos como eles são percebidos pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns.

        Segundo Piaget  a construção de estratégia de comportamento gira em torno de atividades do organismos logo o processo de desenvolvimento é influenciado por quatro fatores sendo eles a maturação, experiência, transmissão social e processo de equilibração. Piaget enfatiza a equilibração ressaltando que;

“Existem três tipos de equilibração:

• Equilibração Sujeito/Objeto: equilibração entre a assimilação dos esquemas e a acomodação

dos esquemas ao objeto. Este conceito traz um começo de conservação mútua, isto é, o objeto é necessário ao desenrolar da ação, e de forma recíproca, o esquema de assimilação dá significadoao objeto, transformando-o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com