TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Sistêmico Weber e Durkheim

Por:   •  11/11/2018  •  Seminário  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ[pic 1]

4º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA POLÍTICA

DOCENTE:

DISCENTES:

QUADRO SINTÉTICO: WEBER X DURKHEIM

Weber

Durkheim

Metodologia de investigação sociológica

Propôs a metodologia compreensiva e explicativa (casualidade), que busca compreender o sentido que orienta a ação do indivíduo na explicação de fatos sociais. Trata-se da análise de manifestações sociais concretas, marcada por um contexto histórico. O tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, uma generalização e simplificação da realidade, um instrumento para orientar a investigação e a ação, como uma espécie de parâmetro.

Propôs o método empírico (comparativo), o qual depende de uma sequência de passos, a saber: definição do objeto a ser observado; descrição dos fatos “normais”; classificação dos fatos em espécies, gêneros e tipos; investigação comparada dos fatos classificados; e tentativa de dedução da lei geral que rege os fatos analisados. Este método enfatiza a posição de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relação à sociedade.

O papel do pesquisador da sociologia

O pesquisador deve selecionar características do objeto em estudo, onde desenvolve um “tipo ideal”, que servirá como base para classificar os objetos de estudo. O Tipo Ideal é uma construção mental do pesquisador, o qual enfatizará aspectos que deseja estudar daquele dado objeto (ou fenômeno) de estudo.

O pesquisador deve livrar-se de seus pressupostos e pré-noções sobre o objeto, o que significa que ele precisa ter uma relação de exterioridade para com este. Ele deve descrever a realidade social, sem deixar que suas ideias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais.

Objeto de estudo da sociologia

Ação Social: é resultante da interdependência entre os sentidos das diversas ações sociais.

São divididas em quatro ações fundamentais:

Ação racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional;

Ação racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor (ético, religioso, político ou estético);

Ação afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos;

Ação tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados;

Fatos sociais: são as regras impostas pela sociedade, ou seja, independe do indivíduo. Para Durkheim o fato social tem um poder externo, coercitivo e é superior ao nível individual, existindo para além das consciências individuais. O fato social deve ser tratado como uma coisa, visto que, reduzido à condição de coisa, torna-se manipulável pelo cientista, à semelhança dos objetos das ciências naturais.

Concepção de sociedade

A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. As ações sociais só vêm a existir quando um individuo estabelece algum tipo de comunicação com os demais.

A sociedade é como um sistema orgânico em que todos os órgãos estão ligados, e a qual prevalece sobre o indivíduo. É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com