TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weber Durkheim e Marx Coranavirus

Por:   •  6/10/2020  •  Dissertação  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE 1 - SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

CONFLITO - MARX

A Teoria do conflito de Marx é conhecida como o método dialético de interpretação da realidade histórica, dando ênfase na dominação econômica e política com base na propriedade privada dos meios de produção. A sociedade que não possui propriedade é considerada sem classe e fica consistentemente à mercê dos caprichos da classe dominante.

 Levando isto em consideração, a pandemia do Coronavírus traz consigo fortes características da teoria do conflito de Marx, na qual a classe dominante  obstruí de  privilégios que a classe dominada não obtêm. O fato de se prevenir do COVID-19 está associado às boas condições de saúde, tais como alimentação de alta densidade nutricional para uma melhor imunidade, saneamento básico, métodos de prevenção e atendimento médico. Mas, tais condições são privadas à maior parcela da população brasileira. Essa privação ao acesso está totalmente relacionada tanto ao aprofundamento da crise, que é descarregada sobre as costas da classe trabalhadora, quanto ao processo de privatização da saúde, transformando-a em uma mercadoria para  garantir o lucro do monopólio privado.

Outrossim, o Capitalismo, Marx, o COVID-19 e o sociólogo Durkheim podem ser diretamente relacionados. De fato, com a ascensão do Capitalismo, o trabalhador virou a mercadoria, pois a burguesia passou a comprar a mão de obra do proletariado por um preço muito barato (exploração) com a intenção de gerar dinheiro, o que causou a existência das classes sociais. Dessa forma, Marx determinou a burguesia como classe opressora e o proletariado como classe oprimida, algo que é completamente visível durante o isolamento social causado pela pandemia. Durante a quarentena é possível observar que enquanto a burguesia está ficando em suas casas por estar preocupada com a saúde de seus familiares, amigos e a própria, ao mesmo tempo, essa classe quer que os trabalhadores se coloquem em risco para que seus negócios  e empresas continuem gerando lucro, o que comprova que o Capitalismo é um sistema que coloca alguns como superiores e que faz a sociedade estar sempre em busca de dinheiro. Assim, situações como a citada anteriormente, também seria criticado por Durkheim, pois ele ia contra o processo de modernização pelo fato do sistema não colocar como primeiro lugar as questões humanas e sociais, mas sim a produção e o lucro. Então, é possível compreender que a opressão e a colocação do lucro como principal fator da sociedade são ações que vão contra os valores dos dois sociólogos.

Ademais, a  mais valia, outro conceito aplicado pelo Marx, consistia no valor do trabalho não pago ao trabalhador. Pode-se explicar ela como a base do lucro privado, sendo a chave da luta de classes e do colapso do capitalismo. Além disso, é um processo de extorsão por meio da apropriação do trabalho excedente na produção de produtos com valor de troca.

Este conceito de Marx pode ser visto na pandemia do Coronavírus, pois ela  mudou totalmente o contexto de trabalho, lazer, hábitos pessoais de cada ser humano. A demanda por adquirir produtos pelo modo online aumentou de um modo nunca visto. A dependência cada vez maior dos entregadores no período de isolamento social evidenciou a precarização das condições de trabalho da categoria no país. Dessa maneira, eles estão trabalhando por horas a mais que o devido e não estão sendo remunerados por isso.

Os entregadores de aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats passam o dia rodando a cidade para ganhar menos de cinquenta reais, segundo relatos postados em um grupo da categoria nas redes sociais. Nos dias bons, os ganhos podem passar de cem reais, mas, para chegar neste valor, é preciso passar mais de 12 horas na rua entregando pedidos de restaurantes, farmácias e supermercados. Além disso, estão totalmente dispostos a sofrer algum acidente e com altas chances de serem contaminados pelo vírus. Isso gera um questionamento a se fazer: Será que vale a pena tantos esforços para correr tantos riscos?

        

FUNCIONALISMO - DURKHEIM

O funcionalismo tem como objetivo explicar a sociedade e as ações sociais coletivas e individuais, por meio de suas funções e causas. Os teóricos funcionalistas analisam quais fatores que unem as diferentes partes, as quais compõem a sociedade, formando um grande sistema e assim, com esses fatores funcionando em harmonia e coesão eles determinam a estabilidade desse sistema. Émile Durkheim foi o fundador dessa teoria e assim como ele, Marx e sua teoria de conflito, se centravam no poder de forças externas aos indivíduos, e refletem a predominância das questões de ordem econômica. Porém Weber com sua teoria interacionista se diferenciava das outras teorias por acreditar na  “capacidade que os indivíduos têm de agir de forma criativa sobre o mundo exterior” e considerou uma gama muito mais vasta de fatores por ele tidos por significativos. Todas essas teorias foram muito importantes para a investigação social e as de Weber e Marx foram fundamentais para o desenvolvimento posterior dele.

Émile Durkheim, fundador da teoria, considera os fatos sociais como objetos de estudo. Tendo em vista que é toda maneira de atuar, fixada ou não, fazendo com o que a sociedade se adapte às regras exercidas onde vivem. Ele se preocupa com o estabelecimento da nova ordem social e para ele, a sociedade é como um corpo biológico que precisa ser bem observado. Para o funcionamento do mesmo, todos os órgãos precisam ter um bom andamento, assim como os indivíduos para a sociedade (solidariedade orgânica). Quando não há tal funcionamento de forma coesa, a sociedade entra num estado de anomia de forma geral, sendo social, econômica e política.

Neste momento, todos nós vivemos numa pandemia, causada pelo Coronavírus, o qual está tornando a nossa sociedade anômica, por estarmos em isolamento social. Assim, causando problemas no funcionamento de vários setores, tanto públicos, como privados. Como é uma doença muito contagiosa e com risco de causar graves problemas respiratórios, o sistema público e privado, por não ter mais leitos disponíveis, podem entrar em colapso. A OMS, a qual determinou a quarentena, recomendou a proibição de estabelecimentos comerciais, restrição do funcionamento do transporte público e privado e circulação de pessoas em espaços públicos. Tais medidas fazem com o que as atividades econômicas sofram uma paralisação, trazendo efeitos negativos para a sociedade. Por conseguinte, podemos observar que assim como Durkheim disse, o mau desempenho de alguns fatores da sociedade estão causando a desestabilidade do grande sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (297.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com