TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Exames: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

1. O que é qualidade de vida?

Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano, esse método envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação. Qualidade de vida foi um conceito criado pelo economista J.K. Galbraith, em 1958, que veicula uma visão diferente das prioridades e efeitos dos objetivos econômicos de tipo quantitativo. De acordo com este conceito, as metas político-econômicas e sociais não deveriam ser perspectivadas tanto em termos de crescimento econômico quantitativo e de crescimento material do nível de vida, mas sim de melhoria em termos qualitativos das condições de vida dos homens. Isso só seria possível através de um melhor desenvolvimento de infraestrutura social, ligado à supressão das disparidades, tanto regionais como sociais, à defesa e conservação do meio ambiente, etc. Geralmente, saúde e qualidade de vida são dois temas muito relacionados, uma vez que a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde. Mas, não significa apenas saúde física e mental, mas sim que essas pessoas estejam bem consigo mesmo, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. Para garantir uma boa qualidade de vida, devem-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas consequências, como usar o humor para lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e fazem com que a pessoa sinta que tem controle sobre sua própria vida. Qualidade de vida é diferente de padrão de vida, e muitas pessoas confundem os termos. Padrão de vida é uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

2. O que é mercado de trabalho?

É constituído pelas ofertas de trabalho ou emprego oferecidas pelas organizações, de determinado ramo de negócio, em determinada região e em determinada época. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. Com o advento da Rede Internet ocorreu à expansão geográfica da área de captação de candidatos pelas empresas, fazendo com que o mercado de trabalho se torne amplo no que concerne ao acesso de candidatos a empresas de outras regiões e países. OFERTA E DEMANDA- O mercado de trabalho é orientado pela oferta e procura (demanda) de empregos. Assim sendo, quanto maior o número de organizações em determinada região, procurando candidatos para as vagas disponíveis, mais ofertas de emprego existem. É o fenômeno da oferta de empregos. Gerando com isso menor tempo de recolocação para o candidato e possibilidades de maior remuneração, devido à escassez de profissionais candidatos. CARACTERÍSTICAS ATUAIS: Nos últimos anos, o mercado de trabalho no Brasil têm se apresentado EM OFERTA, portanto, existem poucas vagas disponíveis sendo apresentadas pelas organizações, com isso, maior é o nível de exigência e menores as remunerações oferecidas. Com consequência dessa situação; o alto índice de desemprego– MÃO DE OBRA INATIVA- e aumento das atividades informais – ECONOMIA INFORMAL OU MARGINAL. O governo federal, estadual e municipal tem consciência que esse cenário trás reflexos para a sociedade, daí, as inúmeras tentativas para resolver essa questão. Porém, é justo reconhecer que esse fenômeno é mundial e foi acelerado, dentre outros motivos, pelo advento do sistema econômico da globalização, que incentiva a expansão e o acesso rápido a mercados de trabalho, antes desconhecidos ou de difícil acesso.

3. Quais são as “Profissões do futuro”?

Algumas carreiras relativamente novas prometem ganhar cada vez mais destaque nos próximos 10 anos. São as chamadas profissões do futuro, áreas que crescem e se desenvolvem com novas tecnologias e demandas que surgem na atualidade. Uma delas é a de Ciências Atuariais, especializada no cálculo de investimento, através de prevenção de riscos e observação de oportunidades. Desde 2005, o número de cursos no Brasil passou de cinco para 13. No Rio, o mercado está em expansão e faltam profissionais. A Engenharia Ambiental também deve se firmar como uma das carreiras do futuro pelo aumento da pressão da sociedade e das autoridades para que haja menos impacto dos negócios no meio ambiente. O estudante pode se aprofundar em gestão de resíduos. Além disso, surge o profissional de correlações, especializado em sustentabilidade através da associação dos estudos de Engenharia Ambiental, Direito e Comunicação. Em 2012, foi 640 transações entre fusões e aquisições,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com