TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida

Seminário: Qualidade de vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Seminário  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  247 Visualizações

Qualidade de Vida

Ambiente de Trabalho

Atualmente as pessoas passam a maior parte de seu tempo hoje, em seu local de trabalho.

Em um ambiente de trabalho se caracteriza por condições físicas, materiais, psicológicas e sociais, os aspectos de um ambiente podem afetar o bem-estar psicológico, tanto a saúde mental, quanto na integridade moral de uma pessoa. Por isso é preciso assegurar um local de trabalho livre de riscos desnecessário e condições ambientais que possam afetar danos a saúde física e mental dos profissionais, além do que um acidente de trabalho provoca grandes prejuízos a empresa. E todos esses pontos podem casualmente, mas podem ser evitados através de programas preventivos.

Com tudo isso nas ultimas décadas foram realizados muitos processos na redução e prevenção de doenças e acidentes relacionado ao trabalho.

A higiene do local de trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho, que assegurem a saúde física e mental dos colaboradores, e os principais aspectos são: temperatura, ar, iluminação, ruídos, umidade e equipamentos de trabalho. A saúde mental, dentro do ambiente de trabalho envolve condições psicológicas e sociológicas saudáveis que atuem sobre o comportamento das pessoas evitando o estresse.

Em um ambiente agradável de trabalho, ajuda a reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade das pessoas, além de ter um bom relacionamento interpessoal e uma boa produtividade.

Livro PLT: Gestão de Pessoas

Autor: Idalberto Chiavenato

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com