TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Sociedade dos poetas mortos

Por:   •  14/12/2015  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 3

O filme sociedade dos poetas mortos, dirigido por Peter Weir é um drama vivido na Academia Welton no ano 1959, nos Estados Unidos. Uma escola com um modelo de ensinamento muito rígida, tempo determinado para cada atividade ali exercida, tendo como objetivo uma educação rígida, baseada nos princípios da Tradição, Honra, Disciplina e Excelência, para que assim os alunos ingressassem nas melhores universidades, um dos motivos o qual levavam os pais a escolheram o internato. Escola muito tradicional, onde os alunos não podiam expressar suas ideias, apenas obedecer à ordem das autoridades da escola. Uma escola que valoriza mais as áreas de medicina e direito, e que a literatura e a arte dramática não eram de tanta importância. Como foi retratado na cena em que o aluno Neil não consegue convencer o pai, quando exigido que deixe suas atividades como redator do anuário escolar, e até quando o pai aborda-o depois de descobrir que esta participando de uma peça teatral.

John Keating um ex-aluno do internato, apresentado na solenidade de abertura do ano letivo, lecionaria como professor na área de literatura e arte dramática. Confrontando-se a toda politica de tradição, John inicia suas aulas usando métodos de ensino pouco convencionais, sua proposta de ensino é baseada no próprio processo de viver.

As suas propostas de ensino fogem totalmente da norma estabelecida pelo internato; uma vez que o professor utiliza de outros espaços não comuns, para propor atividades diferentes, fazendo com que a convivência entre os alunos seja agradável.

 O professor encoraja seus alunos a arrancar as paginas de um livro, a subirem na mesa, falarem alto. Atos que tornavam o professor John como um novo modelo de educação, não seguindo assim o currículo padronizado e ensinando os alunos a pensarem por si mesmos.

Sua atitude liberal e revolucionária influenciava seus alunos, em especial Todd , que gostaria de se tornar um escritor, Neil, que sonha em ser ator, apesar das objeções do pai, Knox, Charlie e Gerald. Estes que mais tarde formariam, influenciados por Keating, a nova Sociedade dos Poetas Mortos. 
John Keating começa a despertar nesses jovens atitudes e características que nem eles mesmos sabiam possuir. O grupo de jovens passa a se encontrar às escondidas, para ler e escrever poesias, o que lhes proporcionava novas atitudes e pensamentos próprios e o desejo de realizar seus verdadeiros sonhos. Por causa dessa influência o Jovem Neil decide seguir seu sonho e participar de uma peça teatral, quando seu pai descobre, o leva para casa e promete levá-lo para a escola militar.  Neil decepcionado e triste com o que ocorrera se suicida.

Após o suicídio, a família de Neil processa a escola pelo desvio do jovem adolescente, caindo toda a culpa sobre John. No qual é expulso do internato, e o diretor, retoma as suas aulas, retornando ao estilo conservador de sempre.

 O estilo de aprendizagem dessa escola nos remete ao tradicionalismo, acontecendo de forma mecânica, no qual a escola estava preocupada em ensinar, e não em fazer o aluno aprender a pensar.  O professor falava, e o aluno ouvia, sem poder questionar. E John não incluiu suas experiências do dia-a-dia no modelo de aprendizagem, estabelecido pela escola. O professor rompeu com o tradicionalismo e mostrou um novo ideal pedagógico no qual a relação entre professor e aluno devia ter uma vivência democrática e interativa de forma espontânea, permitindo ao aluno poder extrair o melhor de si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com