TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre História e Filosofia

Por:   •  27/4/2016  •  Resenha  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  3.899 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

CURSO DE FILOSOFIA

RHEBECA CRISTINA GONÇALO

FILOSOFIA, HISTÓRIA E SUAS RELAÇÕES

CURITIBA

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CONCEITOS        

3.        RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA E HISTÓRIA        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Pode parecer natural para uma pessoa associar a Filosofia à História, ou vice-versa, no entanto, existe mesmo essa relação? Do ponto de vista acadêmico essas duas áreas do conhecimento estão relativamente próximas, mas quão profundos são esses laços?

A Filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados a um meio ou a um momento em que se vive. Enquanto disciplina, estuda os pensamentos e trata do domínio do real, além de estimular o senso crítico pessoal de cada aluno.

A História refere-se aos acontecimentos ocorridos na dimensão que conhecemos por tempo, desde o surgimento do Universo até a atualidade. Fazem parte da História os fatos ocorridos antes mesmo do aparecimento dos primeiros registros históricos. Esta, enquanto ciência de estudo trata do registro e da organização cronológica dos fatos.

Antes de apresentar as conexões entre Filosofia e História, este artigo irá expor brevemente uma definição sobre essas duas ciências. Em seguida alguns fatos que evidenciam as relações, e ao final será apresentada a conclusão deste estudo.


  1. CONCEITOS

  1. CONCEITO DE FILOSOFIA

A palavra Filosofia é composta pela união duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que é traduzida como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra. Vulgarmente a filosofia é interpretada como uma atitude, um ato. Também existe a crença, dentre alguns pensadores, de que filosofar é saber morrer, e até mesmo a totalidade do saber. Para Gilles Deleuze, filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos.

A filosofia está ligada de alguma forma com o senso crítico e o saber, que é de algum modo, o conhecimento sábio.

  1. CONCEITO DE HISTÓRIA

Do grego ‘’historie’’ significa ‘’conhecimento através da investigação’’. Investigação esta que só se pode fazer do passado, visto que ninguém investiga o futuro, ou pelo menos não o poderia.

Para Veyne, História é a organização pela inteligência, de dados que se referem à temporalidade.

O conceito de História ainda está muito relacionado, de maneira pejorativa, ao estudo de algo já ultrapassado. Pode-se considerar como uma das causas o fato de que durante o ensino básico e médio a História é tratada, em diversas situações, como uma reunião de informações sobre um passado remoto sem relação com o presente.

Para Marc Bloch, afirmar que a História é a ciência do passado, é um equívoco. Ele defende que o estudo da História cria uma ponte de relacionamento entre o Ser Humano do presente com o Ser Humano do passado, proporcionando uma compreensão sobre os seus próprios desafios presentes


  1. RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA E HISTÓRIA

  1. FILOSOFIA E HISTÓRIA

Quando se fala em Filosofia, o pensamento naturalmente é direcionado à Grécia, considerado o berço da Filosofia Ocidental. A Filosofia surgiu num contexto histórico onde os fatos lógicos eram interpretados e explicados através de mitos.

Os mitos gregos eram utilizados como forma de explicação racional para fenômenos e fatos da realidade. Desde o surgimento da Terra, até a forma de amar. São eles carregados de muita simbologia, descrevendo deuses, heróis e personagens sobrenaturais. O seu objetivo era a explicação das manifestações naturais que o Ser Humano da época não compreendia tal qual atualmente são compreendidas.

Foi à partir de determinadas evoluções tais como:  navegações, invenção do calendário e da moeda, a criação da democracia, e etc., que os mitos foram deixando de ser a única explicação cabível para os acontecimentos e comportamentos sociais. Surge então a Filosofia, que nasce por uma necessidade de maior certeza, e de ideias mais concretas. E foi no início do século VI a.C., na Grécia Antiga, com Tales de Mileto, que surge a Filosofia como se conhece atualmente, sendo ele considerado o primeiro filósofo.

A história como investigação também nasceu na Grécia Antiga, no Séc. V a.C., e foi Heródoto (485 a.C. e 425 a.C.) o primeiro historiador de que se tem conhecimento. Chamado de “O pai da História’’ foi ele quem registrou diversos fatos do passado em uma composição literária intitulada Histórias. Foi somente por meio de seus relatos que se pôde ter informações precisas sobre os aspectos do comportamento humano, dados geográficos e informações sobre as Guerras Médicas. Apesar de haver outras maneiras de registro da história humana, foi à partir de Heródoto, que a história do Ser Humano começou a ser registrada e transmitida de maneira sistemática.

A partir do instante em que alguém, em qualquer área do conhecimento, propõe-se a estudar qualquer acontecimento ocorrido na dimensão temporal, ela está estudando História. Se for um químico, biólogo ou físico, pode ser que seu interesse também esteja em procurar uma explicação sobre como, e porque aqueles fatos se sucederam de tal maneira. Mas o simples fato dele estar buscando uma comprovação científica de um registro histórico, o torna de alguma forma um historiador.

Como ciência, foi à partir do século XIX que a História passou a ganhar respaldo, tendo o iluminismo, o cientificismo e o presentismo como paradigmas da sua construção enquanto ciência desassociada da Literatura e Filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (747.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com