TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Onda

Monografias: Resenha A Onda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  371 Visualizações

Análise do filme A Onda

O filme A onda retrata o modelo autocrata, presente no contexto da ditadura militar. O professor tentando demostrar, de forma prática, aos seus alunos como esse regime militar poderia ser novamente implantado facilmente no país, provocou uma reação inesperada por parte de seus alunos. Pois suas aulas práticas, parecidas com o regime autocrata, ao invés de despertar nos alunos uma postura crítica, quando tiveram que se sujeitar a certos comportamentos exigidos pelo professor, que se colocou numa postura autoritária, tiveram atitudes imaturas, se envolvendo no movimento, criado por eles mesmos, sem medir as consequências que aqueles comportamentos poderiam causar.

Esse filme ao focar no regime ditatorial, período esse que se caracterizou, entre outros fatores, por um momento em que a sociedade foi impedida de exercer o “seu ser filosófico”, pois não tinham direito de se expressar, não eram educados para se tornarem homens e mulheres pensantes, capazes de criticarem e refletirem sobre suas realidades, pois eram vitimas do sistema de governo da época.

No entanto, o filme também deixa explicito, por causa da postura que os jovens tomaram no decorrer do filme, que essa geração atual também está vulnerável a serem manipulados, enganados novamente, pois não estão sendo verdadeiramente educados para exercerem uma postura crítica e reflexiva sobre a realidade que os cercam, e dessa forma, acabam sendo facilmente influenciada pelo meio em que vivem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com