TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A didática em Questão

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  5.192 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente livro apresenta uma coletânea de trabalhos apresentados em um seminário desenvolvido e organizado pela PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e apoiado pela CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A DIDÁTICA EM QUESTÃO

Os trabalhos apresentados no livro mostram os desafios da didática em desenvolver o pensar crítico nos professores durante a execução dos cursos de formação de educadores, facilitando os mesmos a analisar objetivamente a realidade do aluno, articulando conhecimentos adquiridos de como, o que, por que e para quem ensinar na sua prática educativa, já que a didática está em constante construção, não tendo objetivo de ficar exatamente pronta ou acabada, mas sim de ir se articulando de acordo com as dimensões encontradas no processo de ensino-aprendizagem.

No primeiro capítulo do livro, Candau observa que os educadores foram e continuam sendo os principais personagens do processo histórico pelo qual a educação vem passando ao longo do tempo, e que estes de certa forma são influenciados pela mesma. Com isso percebemos a necessidade de estudar e entender as tendências que influenciaram as práticas do ensino-aprendizagem desde seus primórdios até a atualidade. A formação de um educador tem um passado, vive um presente e por vezes levanta hipóteses sobre o futuro, sendo assim destacamos as três tendências pedagógicas que influenciaram as práticas docentes até os dias atuais, sendo elas então: Tendência Pedagógica Tradicional, Escolanovista e Progressista Crítica. (p. 12-22).

Vera Maria Candau propõe ainda que o papel da didática seja se superar uma didática que se mostre exclusivamente instrumental e partir em busca da construção de uma didática que seja fundamental, ou seja, procurar trabalhar dimensões politicas, técnicas e humanas reciprocamente atingindo a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem, trabalhando continuamente a relação teoria-prática, utilizando assim, práticas pedagógicas que tornem o ensino mais eficiente.

Cipriano Carlos Luchesi, no capítulo intitulado “O Papel da Didática na Formação do Educador”, (p. 23-30), mesmo não sendo professor especificamente de Didática, mas mostrando-se um apaixonado por pela educação, afirma que a seu ver a didática tem uma importância grandiosa na formação dos educadores, bem como em suas práticas pedagógicas posteriores, sugere ainda que se coloque o educador como sujeito e não mais como objeto, já que na prática o educador além de ensinar também aprende.

No segundo capítulo do livro (p. 32-46), n o texto “Pressupostos Teóricos da Didática”, o autor Carlos Alberto Gomes dos Santos sugere que a didática não pode ser analisada de forma isolada, ou seja, deve ser vista juntamente com outras ciências como a psicologia, a sociologia e a filosofia, logo a prática educativa não pode ser descrita comente como um mero repassar de conhecimentos ou uma recepção do mesmo, mas sim toda prática educativa deve ter um pressuposto, o importante da prática é a ação pedagógica.

Em seguida, o autor Oswaldo Alonso Rays fala sobre os problemas encontrados cotidianamente pelos professores durante sua prática educativa. Com o passar do tempo o professor ensina, aprende e também passa a construir seu pensar, afinal a sociedade se modifica e não se pode ficar estagnado no tempo, logo o ensino deve se adequar a nossa realidade visando assim um melhor entendimento e uma renovação no ato de ensinar, usando novos procedimentos e conquistando novos desafios que vão surgindo com a nova realidade vivida por alunos e professores a cada dia que passa.

No processo de ensino-aprendizagem a teoria e a prática não podem ser analisadas isoladamente uma da outra. Este é um ponto crucial que deve ser levado em consideração por aqueles educadores que vivem alienados a filosofia do senso comum, que usam sempre os mesmos métodos de ensino, as mesmas atividades que usaram em anos anteriores ensinando o que sabem tal e qual já fizeram no passado e que não se permitem mudar e se adaptar a novos métodos de ensino, não permitindo assim mudanças no processo social, o que já vem ocorrendo naturalmente na sociedade atual.

Para um método de ensino que supra as necessidades dos educandos é necessário que haja pesquisa, estudos detalhados e analises sobre o conteúdo a ser abordado, isso permitirá ao professor uma melhor aplicação do conhecimento e consequentemente ao aluno uma melhor compreensão de onde o professor está querendo chegar, bem como os benefícios e a utilidade daquele novo conhecimento para sua vida fora do ambiente escolar.

Dando continuidade a autora Margot Bertolucci Ott no capítulo de sua autoria intitulado “Ensino por meio de solução de problemas” afirma que a instituição de ensino está muito desvinculada da realidade social de seu publico não dando suporte adequado para o aluno lidar com os problemas da comunidade onde vive. Esse tipo de educação é chamada de ‘educação por objetivos’, por se tratar de uma educação que trabalha com objetivos separadamente do todo, dificultando assim o entendimento da estrutura geral do conhecimento e a incapacidade do aluno vincular o conhecimento aprendido em sala de aula com a prática fora do ambiente escolar o que acaba roubando-lhe a liberdade de aprendizagem.

Ainda em tempo a autora propõe que sejam adotados outros tipos de ensino, citando o ‘ensino por meio de soluções de problemas’ no qual o aluno terá a oportunidade de aprender trabalhando com um problema social de sua comunidade, partindo de um contexto problemático no qual a mesma está inserida, verá a teoria em sala de aula e conseguirá aplicar na prática do seu dia a dia o que aprendeu, contextualizando assim seu aprendizado. Neste tipo de ensino, o processo ensino-aprendizagem se desenvolve através da participação de todos os indivíduos envolvidos – professor e alunos. Segundo a autora a grande dificuldade encontrada não desenvolvimento deste tipo especifico de ensino é a capacitação dos professores para trabalhar com esse método, pois estes devem ser estimulados a desenvolver uma aguçada criatividade investigativa durante a prática.

No capítulo seguinte a professora Menga Ludke comenta sobre os novos enfoques da pesquisa didática, enfatizando a mudança significativa que houve nos fenômenos educacionais de vários países com o passar do tempo. Após essa análise a autora define alguns problemas de pesquisa encontrados, tais como: busca de soluções pedagógicas para o ensino; entender como a experiência do professor quando aluno pode influenciar em sua prática; estimular registros de forma sucinta e adequada para facilitar a analise das pesquisas posteriormente; repensar a tecnologia como fonte de ensino e conhecimento; teorias aliadas a práticas; e atender as necessidades de todos os alunos de todas as classes  sociais envolvidas no processo de ensino-aprendizagem.

Conluindo o livro, o autor Newton Balzan continua falando a respeito do tema ‘Novos enfoques da pesquisa em didática’ porém agora com seu foco voltado para as ‘Realidades e Propostas’, afirmando logo que inicio que os modismos devem ser deixados de lado para que possa ser pensado em um novo modelo de didática, desvinculando-se automaticamente de todos os demais problemas – econômicos, políticos, pedagógicos e sociais.

Ainda em tempo Balzan critica a fragmentação dos conteúdos no ensino, a seu ver os problemas a serem resolvidos dentro da sala de aula deveriam estar ligados à realidade do aluno, questões sociais e econômicas refletem dentro da sala de aula e ajudam na melhor compreensão da teoria, logo, esta deve estar diretamente ligada com a prática, sendo essencial que o professor instigue em seus educandos a imaginação investigativa abrindo nos leques para se modificar o ensino em geral, visando sempre aprimorar as técnicas didáticas.

CONCLUSÃO CRÍTICA

O objetivo da didática não é ser um conteúdo pronto, e sim, um conhecimento que está em constante construção visando se adequar a realidade dos professores e alunos envolvidos no método de ensino-aprendizagem.

Por vezes os educadores repassam aos seus alunos o que para eles foi repassado um dia utilizando consequentemente o mesmo método tal e qual aconteceu, é ai que entra o principal objetivo da didática: reformular conceitos a partir do ensino de um conteúdo específico, assim, os professores podem tornar um conteúdo de conhecimento antigo sempre atual, bastando apenas utilizar métodos de ensino adequados à realidade na qual tanto professor quanto aluno estão vivenciando no momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com